CIDADES

min de leitura - #

Polícia Militar promete maior rigor na fiscalização de bares

Vanuza Borges

| Edição de 20 de janeiro de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Polícia Militar de Apucarana deu início ontem a Operação Primeira Classe, que teve como foco diversos bares da cidade. A ação policial, que começou às 20 horas na área central, foi desencadeada após levantamento estatístico feito pelo 10ª batalhão de Polícia Militar (BPM), que apontou áreas mais suscetíveis à criminalidade. “A operação teve como direcionamento locais com maiores índices de criminalidade, como furtos, roubos e tráfico de drogas”, revela a tenente Kelly Wistuba, relações públicas do 10º BPM.

Imagem ilustrativa da imagem Polícia Militar promete maior rigor  na fiscalização de bares

De 2015 para 2016, houve um aumento de 33% nos casos de assassinatos em Apucarana. Em 2015 foram registradas 18 mortes, contra 24 no ano passado. Dos crimes cometidos em 2016, cinco crimes foram registrados no interior de bares ou nas proximidades fora do horário estipulado pela lei.
O que chama a atenção é que desde 2004 a Lei Municipal 107/2004 proíbe a venda de bebidas alcoólicas em bares e similares após às 23 horas, porém, após anos de fiscalização rigorosa, donos de estabelecimentos do gênero voltaram a funcionar depois do horário estabelecido, uma vez que a fiscalização foi reduzida. “Essa foi a primeira operação. Este tipo de ação será realizado com frequência pela PM com o intuito de reduzir a criminalidade e aumentar a sensação de segurança da comunidade”, afirma.
A Operação Primeira Classe, teve como objetivo fazer o policiamento preventivo e repressivo voltado para a realização de abordagens, pontos de bloqueios, arrastões e saturação em diversos estabelecimentos.
De acordo com a tenente, vinte e dois policiais trabalharam durante a operação, sendo vinte que foram incorporados recentemente à Primeira Classe, o que originou o nome da operação. “A ação teve início em bares na área central da cidade e depois seguiu para os bairros”, diz. Ao todo, oito bares foram abordados.
Durante as abordagens cem pessoas foram revistadas, sendo 88 homens e 22 mulheres. Ainda de acordo com o balanço da PM, 79 carros e 15 motos foram vistoriados em diversos pontos. Destes seis carros foram apreendidos e três motos, por estarem com documentação irregular.
Kelly reforça que durante as abordagens quatro pessoas foram presas por crime de embriaguez ao volante, e outra por presa por porte de arma de fogo, um revólver calibre 38. Os detidos e a arma de fogo foram encaminhados para a 17ª Subdivisão Policial (SDP), de Apucarana. A operação teve início às 20 horas e terminou ontem no início da manhã, após os policiais fazerem os procedimentos de praxe na delegacia.