CIDADES

min de leitura - #

Policiais evitam fuga em massa da cadeia de Ivaiporã

Da Redação

| Edição de 16 de novembro de 2015 | Atualizado em 02 de dezembro de 2016

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Um preso escapou na madrugada de ontem da cadeia pública da 54ª Delegacia Regional (DRP) Ivaiporã. O detento fugiu por um buraco feito na laje do teto de uma das celas e a fuga só não foi maior porque o barulho chamou atenção dos policiais, que evitaram que 15 presos que já estavam no solário pulassem o muro.

Imagem ilustrativa da imagem Policiais evitam fuga em massa da cadeia de Ivaiporã

Segundo o investigador Aparecido Pinto da Silva, o plano de fuga dos presos foi deflagrado por volta das 2 horas quando, geralmente, apenas dois policiais estão no plantão. “Eles deram azar porque na hora, além do plantão, tinha um escrivão que ficou mais tarde fazendo um flagrante e dois policiais militares estavam no prédio também”, afirma.

Segundo a polícia, o fugitivo estava preso pelo crime de tráfico de drogas. Após o incidente, a cela foi isolada inclusive para conserto do teto e deve ser liberada nos próximos dias.

Com a interdição temporária da cela, os presos foram remanejados para outros espaços da cadeia, que está superlotada. Com capacidade para 40 pessoas, a unidade abrigava ontem 130 presos. Pesquisa realizada no final de outubro pelo Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) aponta que cerca de 25% dos detentos da unidade são condenados e deveriam cumprir penas em outras penitenciárias do estado.

Ontem pela manhã, o prefeito Luiz Carlos Gil esteve em Curitiba cumprindo agenda inclusive para discutir a questão da segurança pública. O município pleiteia a construção da Delegacia Cidadã – obra de cerca de R$ 3,6 milhões anunciada pelo Governo do Estado – e da sede do Corpo de Bombeiros, obra de cerca de R$ 2,2 milhões. “Estamos aguardando o trâmite para que seja autorizado o processo licitatório”, explica o prefeito.