CIDADES

min de leitura - #

População adere à campanha e doa toneladas de donativos em Apucarana

Da Redação

| Edição de 07 de maio de 2024 | Atualizado em 07 de maio de 2024
Imagem descritiva da notícia População adere à campanha e doa toneladas de donativos em Apucarana

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Foi grande a movimentação de pessoas ontem em Apucarana nas dezenas pontos de arrecadação de doações para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Somente o Corpo de Bombeiros arrecadou até a tarde de ontem mais de 5 toneladas de donativos que serão encaminhados ao estado gaúcho na tarde de hoje. 

Entre as pessoas que doaram mantimentos está a esteticista Beatriz Farias Gonçalves. Natural de Teresópolis, Rio de Janeiro, ela decidiu ajudar pois já sentiu na pele o que as vítimas do desastre natural estão passando.

“Minha irmã e eu resolvemos nos juntar. Sou de Teresópolis, que também foi afetada por uma tragédia parecida de desastre natural, então sei na pele o que é passar por isso. Estamos mobilizando outras campanhas com arrecadação de alimentos. Porque a gente não sabe o dia de amanhã”, afirma.

A influenciadora digital Giovana Gregório também participou da ação e levou produtos de higiene, fraldas, alimentos não perecíveis e muita água até o quartel dos bombeiros. “A gente não pode deixar que a comoção e o horror de tudo paralisem a gente. Eu sei que é triste, mas nessa hora a gente não pode paralisar. Temos que agir e ajudar”, enfatiza.

O agricultor Alailson Antônio Delben procurou o Corpo de bombeiros para doar roupas. Entretanto, vestimentas estão sendo arrecadadas por outras instituições como Correios e Sesc. O agricultor conta que mobilizou sua comunidade e arrecadou muitas peças usadas e seminovas para doação.

“Sou da Caixa de São Pedro e arrecadamos muitas roupas para essas pessoas que estão precisando. Eu penso que poderia ser a gente, então precisamos ajudar”, afirma. 

A tenente Ana Paula Zanlorenzi, do Corpo de Bombeiros, explica que a campanha da Defesa Civil estadual não está arrecadando roupas pois está focada no recebimento de materiais de primeira necessidade como alimentos, itens de higiene pessoal e limpeza, justamente pela prioridade relatada por parte das pessoas que estão precisando. Outros órgãos e instituições estão recebendo roupas e calçados.

“A corporação está recebendo materiais de higiene pessoal e limpeza, fraldas, absorvente, sabonetes, desinfetante, álcool, detergente, alimentos não perecíveis, garrafas de água e colchões”, frisa.

Até as 16 horas de ontem foram arrecadadas mais de 4,5 toneladas de alimentos não perecíveis, 10 mil litros de água, 712 quilos de materiais para higiene e mais de uma tonelada de materiais para limpeza. 

As doações podem ser entregues no quartel do Copo de Bombeiros, na Rua Ponta Grossa, 1.949, centro da cidade, até o meio-dia desta quarta-feira.

Defesa Civil e Samu de Arapongas enviam profissionais

A Defesa Civil de Arapongas e o Samu enviaram representantes para atuação de resgate e auxílio à população afetada pelas chuvas no Rio Grande do Sul. Viajaram o coordenador da Defesa Civil, Paulo Kummel, e o socorrista Gilson Nunes da Silva. “Nós nos deparamos com cenários de grande destruição e demos nossa contribuição com êxito. Toda a ajuda é fundamental para as famílias afetadas”, disse Kummel. 

Também em Arapongas ocorre uma grande mobilização em para arrecadação de alimentos, água, cobertores e kits de higiene a serem destinados para as famílias do RS. “Nossos companheiros da área de Segurança, Educação e Saúde deram início à campanha de arrecadação de diversos itens. Todas as nossas secretarias estão mobilizadas”, afirma o prefeito Sérgio Onofre.