CIDADES

min de leitura - #

Praça do Japão será inaugurada durante festival em Ivaiporã

Ivan Maldonado

| Edição de 10 de julho de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


O prefeito de Ivaiporã, Miguel Roberto do Amaral, confirmou a inauguração da Praça do Japão para 16 de agosto, quando acontece também o 1º Festival do Japão. O espaço onde a praça está sendo construída fica nas proximidades do Instituto de Saúde Bom Jesus. Será a primeira área da cidade com conceito temático e se tornará mais um cartão postal da cidade. 
Para tratar da inauguração, o prefeito Miguel Amaral se reuniu com a diretoria da Associação Cultural Esportiva Nikkei (Aceni) que, na data, lança o 1º Festival do Japão em Ivaiporã.  “Preparamos uma grande festa. Dentro dessa programação, vamos fazer a inauguração da praça às 18 horas. Em seguida, teremos o início do Festival do Japão com a presença das associações culturais do estado. O festival comemora a tradição japonesa e é uma homenagem aos japoneses que colonizaram o município. Com certeza, vai se tornar tradição em Ivaiporã”, comenta. O cônsul geral do Japão em Curitiba, Hajime Kimura, também está sendo convidado para o evento. 

Imagem ilustrativa da imagem Praça do Japão será inaugurada durante festival em Ivaiporã


Conforme o presidente da Aceni, Sunao Yotsumoto, a primeira edição do festival acontece nos dias 16 e 17 de agosto e terá no conteúdo programático shows musicais, danças, exposições, gastronomia e entretenimento para toda a família. “Estamos convidando as outras associações ligadas à cultura japonesa no Paraná e estamos otimistas”. O Paraná possui a segunda maior comunidade de descendentes do Brasil. No estado vivem cerca de 200 mil descendentes. A Praça do Japão terá, entre outras estruturas, lago com carpas, museu e um pórtico, fazendo parte do programa municipal Praças Temáticas/Turismo e será a primeira a ser inaugurada no município. 
Outro espaço que está em construção é a Praça França, distribuída em três canteiros centrais no centro da cidade, em um projeto que envolve a construção de uma réplica de 32 metros de altura da Torre Eiffel, além de jardins, bancos e uma réplica do Arco do Triunfo. 
OUTROS TEMAS
Os temas escolhidos para as praças, segundo o prefeito, foram selecionados para homenagear os colonizadores não só de Ivaiporã, mas de todo estado.  Miguel Amaral, destaca ainda que até o final da gestão serão revitalizados com temas outros dois espaços.  A praça que fica nas proximidades da rodoviária será revitalizada com o tema Itália e a praça nas proximidades do Sicredi será revitalizada com o tema Portugal.