CIDADES

min de leitura - #

Prefeitos da Amuvi discutem calendário regional de turismo

DA REDAÇÃO

| Edição de 17 de julho de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Prefeitos do Vale do Ivaí discutiram nesta sexta-feira (16) a implantação de um calendário regional de eventos e de produtos turísticos para o período pós-pandemia. O objetivo é evitar conflitos de datas e maximizar resultados, buscando também ampliar a visitação entre os municípios da região. 

A proposta foi apresentada pelo prefeito de Apucarana, Junior da Femac (PSD) e acolhida pelos demais participantes da videoconferência, promovida pela Associação dos Municípios do Vale do Ivaí Turismo (Amuvitur).
Além do presidente da Amuvitur, Fábio Couto Rosa, a reunião virtual contou com a participação do presidente da Paraná Turismo, João Jacob Mehl, e do presidente da Amuvi e prefeito de Faxinal, Ylson Álvaro Cantagallo (PSD), o Gallo. Também participaram da videochamada os prefeitos de Borrazópolis, Dalton Moreira (PDT), de Grandes Rios, Antonio Ribeiro da Silva (PSL), o Toninho do Café, e de Lunardelli, Reinaldo Grola (PSD). 
Junior da Femac afirma que os municípios têm várias potencialidades que precisam ser exploradas, abrangendo o turismo rural, religioso, cultural e histórico, de aventura, gastronômico e de negócios. “Hoje também estamos redescobrindo a bicicleta, que se transformou no fenômeno da década. Diversos roteiros estão sendo criados, mas é preciso haver uma agenda comum. Outro exemplo é o segmento de caminhadas na natureza, sendo que o ideal é que não haja caminhadas agendadas para um mesmo dia na região”, defende Junior da Femac.
A coordenadora do curso de turismo e negócios da Unespar, Fabiane Domingos, que também participou da reunião, se propôs a enviar um formulário para os municípios do Vale do Ivaí. “Neste documento, os gestores irão informar os principais produtos turísticos e datas dos eventos, visando a formatação desta agenda regional”, reforça Fabiane.
O prefeito de Faxinal e presidente da Amuvi, Ylson Cantagallo, o Gallo, apresentou a proposta de construção de um memorial destinado a homenagear as vítimas da Covid-19 e os profissionais de saúde que estão combatendo a doença. “A sugestão é instalar o memorial, que terá dez metros de altura, num local de fácil acesso que se transforme num ponto de visitação. Infelizmente, muitas vidas foram perdidas, mas também outras milhares foram salvas pelo trabalho dos profissionais da saúde”, argumenta Gallo.