CIDADES

min de leitura - #

Prefeitura de Faxinal mantém convênio para transporte de

Edison Costa

| Edição de 15 de fevereiro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O prefeito de Faxinal, Ylson Álvaro Cantagallo (MDB), o Gallo, decidiu manter neste ano o programa de transporte de estudantes do município para universidades e faculdades da região, conforme já vinha ocorrendo em anos anteriores. Segundo ele, o serviço está sendo assegurado, apesar de o Ministério Público (MP) estadual ter expedido uma recomendação administrativa para recolhimento dos veículos.

Imagem ilustrativa da imagem Prefeitura de Faxinal mantém convênio para transporte de


Gallo assinala que conseguiu do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) um parecer favorável pela continuidade do transporte. Segundo ele, o parecer foi levado ao conhecimento do promotor José Tiago Chesine Góis, porém não foi aceito pela autoridade pública, que sugeriu que se encontrasse uma outra alternativa viável. “Se o tribunal está dizendo que eu posso manter o transporte de universitários, então em eu vou manter”, afirma o prefeito. 
O prefeito frisa que é preciso deixar bem claro que não é contra o posicionamento do Ministério Público, porém a recomendação o pegou de surpresa e ele não acha justo cortar o transporte universitário de uma hora para outra, prejudicando os estudantes do município.
A recomendação do MP é a de que o Poder Público Municipal dê prioridade ao ensino fundamental e à educação infantil, setores que estariam carentes de um melhor atendimento, conforme apurado pela promotoria O não cumprimento da medida, que pede o recolhimento dos ônibus, poderá resultar em medidas administrativas e judiciais cabíveis.
O transporte de estudantes de nível superior, que foi retomado na última segunda-feira com o início do ano letivo em parte das instituições de ensino superior da região, está sendo feito através de convênio com a Associação dos Estudantes Universitários de Faxinal (Aufax), que arca com 40% dos custos do serviço. O MP considera o convênio inconstitucional e ilegal perante a Lei Orgânica do Município. 
O transporte vem sendo feito por seis ônibus da Prefeitura cedidos em comodato à associação estudantil. São cerca de 360 estudantes que são transportados diariamente para instituições de ensino superior de Apucarana, Ivaiporã, Arapongas e Londrina.
O assunto foi discutido durante as férias pelo prefeito Gallo e cerca de 200 pessoas entre alunos, pais de alunos e vereadores, entre outras lideranças políticas, os quais teriam pedido a manutenção do serviço.