CIDADES

min de leitura - #

Prefeitura de Ivaiporã obras de ampliação da rede de esgoto

Da Redação

| Edição de 09 de outubro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

a ampliação da rede de esgoto de Ivaiporã foi debatida anteontem entre o prefeito de Ivaiporã, Miguel Amaral, vice-prefeito Ilson Gagliano, presidente da Câmara de Vereadores, Éder Bueno, vereadores Edivaldo Montanheri (Sabão) e Sueli Gevert, e a equipe da Sanepar.  Com recurso de R$43,9 milhões assegurado, em dezembro de 2018, no Ministério das Cidades, o município quer maior agilidade no andamento do projeto.

O recurso, obtido por intermediação do deputado federal Sério Souza, prevê investimentos a implantação de 81.200 metros de rede coletora e 7.412 metros de interceptores que vão garantir a implantação de 4.184 ligações prediais, além de 3 estações elevatórias, estação de tratamento de esgoto e a  desativação da estação de tratamento de esgoto existente e emissário de lançamento no Rio Pindaúva.
Dessa forma, Ivaiporã passaria de 14% de cobertura de saneamento básico para 65% até 2021. O prefeito Miguel Amaral está solicitando agilidade na licitação para executar as obras previstas no contrato. 
O gerente regional da Sanepar de Apucarana, Luiz Carlos Jacovassi, destacou que a empresa cumpre as metas estabelecidas no contrato de concessão, tais como obra de ampliação do sistema de abastecimento de água com a construção do reservatório com capacidade para 1 milhão de litros de água, na Estação de Tratamento de Água, na Avenida Souza Naves e a operacionalização  dos poços que abastecem as comunidades do Cruzeirinho/Santa Luzia e Severiano. 
Jacovassi também lembrou que a Sanepar também cumpriu o previsto no contrato de programa que era assumir o abastecimento no distrito de Santa Bárbara e a revitalização do Lago do Parque Ambiental Jardim Botânico.
Durante a reunião Luiz Carlos Jacovassi afirmou que Ivaiporã terá uma das Estações de Tratamento de Esgoto mais moderna do Paraná, inclusive com Unidade de Gerenciamento de Lodo, que transformará o lodo em fertilizante para atendimento ao programa do Governo do Estado, que é o fortalecimento do homem no campo por meio do programa de atendimento à agricultura