CIDADES

min de leitura - #

Prefeitura distribui 150 mil mudas de café em Apucarana

Da redação

| Edição de 15 de janeiro de 2018 | Atualizado em 15 de janeiro de 2018

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


A Secretaria Municipal de Agricultura de Apucarana está distribuindo mudas de café para agricultores do município. As plantas, produzidas no Horto Municipal, começaram a ser entregues ontem. No primeiro dia, a secretaria estima que mais de um quarto das 150 mil mudas já está em posse dos produtores. A distribuição faz parte do Programa Terra Forte.

Imagem ilustrativa da imagem Prefeitura distribui 150 mil mudas de café em Apucarana


Os agricultores que estão recebendo as mudas são aqueles que já se cadastraram na secretaria e fizeram o pagamento do Documento de Arrecadação Municipal (DAM). É importante destacar que as mudas têm preço subsidiado pela prefeitura. “Os interessados devem procurar a sede da secretaria, localizada na Rua Lapa, ao lado da Prefeitura, para gerar o DAM. Após fazerem o pagamento da guia, os produtores devem apresentar o documento e fazer a retirada das mudas no Horto Municipal”, explica José Luiz Porto, secretário municipal de Agricultura.
De acordo com ele, o objetivo da distribuição das mudas é manter a qualidade da agricultura praticada no município. “O café é um cultivo tradicional na região, com alta qualidade e, por isso, estamos auxiliando os produtores, incentivando a agricultura local. A medida é indicada para quem quer retomar o cultivo de café e também para aqueles que pretendem renovar o cafezal”, aponta. 
Das 150 mil mudas colocadas à disposição pela secretaria, 40 mil já foram entregues apenas no primeiro dia, estima o secretário. Ao todo, 73 produtores serão beneficiados pelo programa. “Já abrimos inscrições para as distribuições em 2019”, salienta Porto.
Em 2014, o Horto Florestal recebeu um investimento considerável, com o intuito de adequar a área às diretrizes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), reforçando o apoio aos agricultores. A cafeicultura da região havia sofrido um duro golpe em 2013, data em que uma forte geada destruiu partes significativas da produção.
Segundo dados da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (Seab), através do Departamento de Economia Rural (Deral), o município de Apucarana tinha 4.280 hectares com plantações de café na safra 2012/2013. Naquele ano, a área produtiva foi de pouco menos de 4.190 hectares, perdas de 2,1%. Já na safra seguinte, quando a geada acometeu os cafezais, a área total de plantio foi de 2.270 hectares. No entanto, a área produtiva foi de apenas 910 hectares, perdas de 60%.
Desde então, a cafeicultura vem em um ritmo de recuperação. A safra 2016/2017 fechou com uma área total de 1.850 hectares, com área produtiva de 1.780 hectares. A estimativa para a safra 2017/2018, segundo o Deral, é de 1.720 hectares, com colheita em 1.600 hectares. Atualmente, os cafezais estão em fase de frutificação.