CIDADES

min de leitura - #

Prefeitura inicia venda de jazigos do novo cemitério municipal

Da redação

| Edição de 20 de novembro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O prefeito Junior da Femac, ao lado do diretor presidente da Autarquia Municipal de Serviços Funerários (Aserfa), Marcos Bueno, irá apresentar hoje o projeto do novo cemitério municipal de Apucarana, denominado “Morada da Paz”. Durante o evento, previsto para as 16 horas, no salão nobre da prefeitura, será mostrado em áudio-visual todos os detalhes do cemitério que está sendo estruturado na Gleba Nova Ucrânia, junto ao Cemitério Ucraniano.

Ao mesmo tempo, a Aserfa irá lançar a venda do primeiro lote de 750 jazigos, com opções para duas e quatro gavetas. Projetado pela arquiteta Bianca Nunes, o Cemitério Morada da Paz prevê a construção de uma ampla capela mortuária posicionada na sua entrada. A exemplo de outros cemitérios criados nos últimos anos, em cidade de médio e grande porte, o objetivo é viabilizar a realização de velórios e sepultamentos no mesmo local, e com estacionamento de veículos com área compatível.
Estão planejados três amplos espaços de sepultamento, denominados Cedro, Cruzeiro e Araucária, todos com jazigos em formato padrão. A previsão é de com o espaço inicial, o novo cemitério tenha capacidade para quase 8 mil sepultamentos. O prefeito Junior da Femac justifica que os cemitérios da Saudade e Cristo Rei estão com seus espaços esgotados e que Apucarana precisava dispor com urgência de uma nova área que, na sua primeira etapa, atenderá a demanda por cerca de 20 anos.
O projeto contempla um portal de entrada, prédio da administração, espaço para estacionamento e área de enterros sociais, para famílias sem condições de arcar com as despesas do sepultamento. A capela mortuária terá de início dois salões para velórios. O cemitério irá dispor também de uma capela para orações. Uma faixa de gramada circundará todo o espaço, que tem 48.000m².
O superintendente da Aserfa, Marcos Bueno, anuncia que com a liberação de licenciamentos do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) para instalação do cemitério, está sendo lançada a campanha de venda dos jazigos. “Com a captação de recursos poderemos iniciar a execução da primeira etapa do Cemitério Morada da Paz”, informa Bueno.