CIDADES

min de leitura - #

Prefeitura planeja criar novas rotatórias no trânsito de Apucarana

CINDY SANTOS

| Edição de 20 de outubro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Instituto de Desenvolvimento Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan) planeja novas rotatórias para solucionar conflitos no trânsito do município. Duas intervenções, uma na Praça Duque de Caxias, na Rua Padre Severino Cerutti, na Vila Agari, e outra no cruzamento da Avenida Central do Paraná com a Rua Dom Pedro II, na região do Jardim Ponta Grossa, já estão encaminhadas para licitação. Também há intenção de construir mini-rotatórias em trechos problemáticos como a intersecção entre a Rua Coronel Luis José dos Santos, a Rua Rodrigues Alves e a Travessa Vereador José Humeniuk, na região do bairro 28 de Janeiro, centro da cidade. O cruzamento terá uma pequena intervenção com a instalação de tachões refletivos para melhorar a sinalização e controlar o fluxo de veículos.

De acordo com o superintendente de Trânsito, Segurança e Transporte do Idepplan, Carlos Mendes, também há projeto para uma grande melhoria no eixo comercial formado pela Avenida Central do Paraná, Avenida Aviação, até a altura do Residencial Sumatra. Além da sinalização horizontal, Mendes destaca que serão instaladas mini-rotatórias com tachões refletivos nos eixos de maior fluxo de veículos e lixeiras em todo o trajeto. 
Algumas ruas e avenidas centrais e de diversos bairros do município já estão recebendo nova sinalização horizontal e intervenções com tachão refletivo. O trabalho atendeu a rua Osório Ribas de Paula, toda a extensão da rua Munhoz da Rocha, bem como parte da Avenida São João, nas imediações do Consórcio Intermunicipal de Saúde de Apucarana e Região (Cisvir), e da Rua Denhei Kanashiro, nas proximidades do campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). 
“Planejamos essas mudanças para tornar o trânsito mais seguro. Temos estudado e observado locais onde há conflito e necessitam dessas intervenções”, afirma.
Segundo Mendes, o entorno do Lago Jaboti também terá a sinalização de trânsito reforçada para garantir mais segurança. “Vamos refazer a pintura inteira do Jaboti”, adianta. 
Os serviços de renovação da sinalização horizontal têm investimentos R$650 mil, com recursos do caixa próprio da prefeitura. 

Moradores pedem mudança urgente em confluência perigosa

Outro pronto conflitante fica no cruzamento entre a Rua Ouro Branco, Rua Topázio e Rua Pedro Alvares Cabral, na Vila Agari. O mecânico Pedro Antonechen, 74 anos, que trabalha e mora no loca, considera o trecho muito crítico e afirma que toda semana acontece pelo menos um acidente de trânsito. Ele pede uma intervenção urgente. 
“Toda semana tem um acidente de carro ou de moto. Os motoristas não têm visão para cruzar a pista, ainda mais com fluxo de veículos vindo de outros quatro lados, afirma.
De acordo com ele, há pouco menos de um ano um carro bateu em frente a sua oficia e por pouco não invadiu o estabelecimento. “O motor chegou a estourar com tanta violência. Se não tivesse uma mureta o carro tinha entrado na oficina. A prefeitura deve tomar alguma providência”, comenta.
A esposa de Pedro, Laura Antonechen, 67 anos, conta que em horário de pico o trecho é muito movimentado e não há possibilidade de entrar ou sair com o carro da garagem. “Eu acho que a Rua Ouro Branco devia ter tráfego em apenas um sentido. Isso já iria ajudar”, opina.
O superintendente do Idepplan afirma que estuda alternativas para solucionar o problema.