CIDADES

min de leitura - #

Prefeitura viabiliza sede para o Centro de Apoio ao Surdo

Da redação

| Edição de 16 de abril de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Apucarana vai arcar com custos do imóvel que vai abrigar serviços

A Prefeitura de Apucarana vai arcar com os custos de locação de um imóvel, localizado em área central, onde funcionará o Centro de Apoio ao Surdo e aos Profissionais da Educação de Surdos do Paraná. A parceria foi confirmada pelo prefeito Junior da Femac, em reunião com a chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE), Cristiane Cesária Pablos Rossetti.
O encontro ocorreu ontem, no gabinete municipal, e teve a participação da equipe técnica do NRE e também do secretário municipal de Gestão Pública, Nicolai Cernescu Junior, que irá encaminhar os trâmites burocráticos necessários para a locação. 
O prefeito destaca que já há imóvel em vista, com tamanho adequado e que seriam necessários apenas alguns ajustes, como a implantação de um banheiro adaptado para portadores de necessidades especiais. “Apucarana recebe com muita alegria este centro, pois é uma cidade que busca a inclusão e neste sentido adotamos o conceito de desenvolver a cidade do bairro para o centro, de maneira que todos se sintam atendidos e acolhidos”, frisa. 
Esse será o sexto Centro de Apoio ao Surdo no Estado, que atenderá os núcleos regionais de educação de Apucarana, Cornélio Procópio, Ibaiti, Jacarezinho, Londrina, Maringá, Telêmaco Borba e Wenceslau Braz. “A área de abrangência do centro será de mais de 100 municípios, onde existem cerca de 5 mil pessoas surdas”, observa Junior da Femac.
Os centros são espaços dedicados à capacitação de tradutores e intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras) e professores bilíngues surdos e ouvintes. “Apucarana já se destaca nesta área, sendo a cidade que tem mais professores intérpretes entre os 16 municípios de abrangência do Núcleo Regional de Educação de Apucarana”, ressalta Junior da Femac. 
De acordo com a chefe do Núcleo Regional de Educação de Apucarana, Cristiane Cesária Pablos Rossetti, os cursos de capacitação são ofertados preferencialmente a profissionais da rede estadual, mas também estão disponíveis para professores de outras redes e comunidade escolar.
De acordo com a parceria, a Prefeitura de Apucarana viabilizará o imóvel enquanto o governo do Estado arcará com toda a equipe de profissionais e materiais para o desenvolvimento das atividades. “O Centro de Apoio ao Surdo vai organizar as suas atividades em núcleos de atuação, abrangendo a capacitação, atendimento educacional especializado, apoio didático-pedagógico e tecnológico, pesquisa e convivência”, explica Cristiane.