CIDADES

min de leitura - #

Primeira vila rural do Paraná, Nova Ukrania será asfaltada

DA REDAÇÃO

| Edição de 07 de setembro de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Inaugurada em 1995 pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso e usada como modelo para programa estadual, a Vila Rural Nova Ukrania, localizada na zona sul de Apucarana, será asfaltada. Com investimento estimado em R$ 3,6 milhões, o processo de licitação das obras já foi autorizado.

A abertura do processo licitatório foi autorizada na última sexta-feira (3) pelo prefeito Junior da Femac. 
A licitação será dividida em dois lotes. O primeiro é da Estrada Rural João Rechocoski e a obra de pavimentação vai abranger o trecho entre o Contorno Sul e o Cruzeirinho. O segundo lote é das ruas internas da Vila Rural Nova Ukrania. 
“O processo de licitação leva de 45 a 60 dias e vamos executar primeiro asfalto da Estrada Rural Rechocoski, para o qual já temos os recursos municipais, no valor de 1.884.804,8, assegurados” informa Junior da Femac. 
A obra de pavimentação das ruas internas Vila Rural Nova Ukrania, orçada em R$ 1.723.286,23 será executada na sequência. O prefeito ressalta que a “Nova Ukrania” foi a primeira experiência do programa de vilas rurais, implantado pelo governador Jaime Lerner. “Mais de 20 anos depois, temos a oportunidade de levar o asfalto, que irá melhorar a qualidade de vida dos moradores”, frisa Junior da Femac. 
O projeto das duas obras de pavimentação, que irão garantir o asfalto a quente, de boa qualidade, tecnicamente chamado de CBUQ – Concreto Betuminoso Usinado a Quente, foi elaborado pela superintendente da Secretaria Municipal de Obras, engenheira Caroline Moreira de Souza e supervisionado pela secretária da pasta engenheira Ângela Stoian.
“Após o asfalto vamos levar iluminação para a comunidade da Vila Rural Nova Ukrania, que pela sua proximidade com a cidade tem característica urbana, de um bairro”, observa Junior da Femac.