CIDADES

min de leitura - #

Procon de Arapongas notifica supermercados e apreende produtos vencidos

DA REDAÇÃO

| Edição de 19 de junho de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Fiscalizações em mercados e supermercados realizadas pelo Procon de Arapongas apontam dados preocupantes: dos 20 estabelecimentos visitados pelo órgão de defesa do consumidor, 18 apresentavam algum tipo de irregularidade e tiveram produtos apreendidos. 

Os serviços visam a averiguação se os estabelecimentos estão regulares quanto à exposição correta dos preços de produtos e, especialmente, se estão em conformidade com comercialização dos itens – dentro da validade específica. 
Balanço divulgado nesta sexta-feira aponta que 400 itens fora da validade foram apreendidos. 
“Encontramos problemas como forma errada de exibição dos preços nas prateleiras, produtos de feirinha embalados sem a data de validade, alguns já em estado impróprio para consumo e vários quilos de produtos apreendidos por estarem vencidos”, explica o coordenador executivo do Procon Arapongas, Gabriel Esper.
Esper reforça que o objetivo do trabalho, além de retirar produtos impróprios para consumo, é de orientar consumidores e comerciantes.  Os produtos apreendidos são levados para descarte ou incineração 
“Este trabalho será realizado todos os meses, como forma de orientação. O consumidor precisa estar atento, olhando sempre a validade dos produtos que vai adquirir “, informou o coordenador.
Esper ainda orienta que o consumidor deve estar atento, e em casos de irregularidade, entrar em contato com o Procon Arapongas, pelo telefone: 3902-1173. 
Ele lembra que a legislação assegura ao consumidor que constatar produto à venda com prazo de validade vencido o direito a receber gratuitamente uma unidade de produto idêntico ou similar dentro da validade. Caso não exista, o consumidor poderá escolher outro produto de igual valor ou, pagando a diferença, qualquer produto.