CIDADES

min de leitura - #

Procura por imóveis cresce até 40% em Apucarana neste início de ano

Da redação

| Edição de 14 de fevereiro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Desde o final do ano passado, o mercado imobiliário tem sentido um reaquecimento do setor em Apucarana. Profissionais da área estimam que a melhora gradativa culminou, neste fevereiro de 2019, em alta de até 40% na movimentação de clientes. Expectativa é manter o crescimento ao longo do ano e finalmente tirar do papel projetos que estavam engavetados pela situação complicada da economia.

A corretora apucaranense Geane Argentão afirma que o setor como um todo tem verificado um aquecimento, sobretudo na busca por informações. “Houve um crescimento significativo na procura por imóveis. Muitas pessoas têm buscado informações sobre possibilidades, financiamentos e formas de investimento. Consequentemente, mais negócios têm sido fechados também. Tem sido um período bastante positivo”.
Também corretor de Apucarana, Elias Marcel Costa explica que as incertezas trazidas pelas eleições do ano passado contribuíram para que um mercado como o imobiliário, de investimento mais alto e pagamento a longo prazo, ficasse estagnado. “Depois que passou as eleições e a situação política do país apresentou algumas definições, o mercado começou a melhorar. Hoje, o movimento está cerca de 40% mais alto do que no mesmo período do ano passado, tanto em se tratando de compra e venda de imóveis quanto em locações”, diz.
Há ainda outro fator que explica a retomada do setor. “Os preços estavam muito inflados nos últimos anos, com o mercado superaquecido. Com a economia entrando em declínio, a procura caiu, mas muitos proprietários mantiveram os preços altos buscando retorno no investimento que fizeram. Agora, os preços estão voltando a um patamar mais condizente com o momento e isso tem feito com que os proprietários consigam encontrar bons negócios”, ressalta.
Proprietário de uma imobiliária na cidade, Alonso Sanches Loureiro afirma que o perfil de quem procura um imóvel tem sido diversificado. “Temos em nossa empresa unidades de alto padrão e também financiadas pelo Minha Casa, Minha Vida. Em ambos os casos, as procuras aumentaram muito”, diz.
Segundo ele, as perspectivas para o restante de 2019 são positivas. “Deverão haver muitos lançamentos neste ano. São novos empreendimentos que já estavam com projetos prontos, mas que os proprietários esperavam o melhor momento para lançar. Acredito que, para boa parte deles, este momento chegou”, afirma.