CIDADES

min de leitura - #

Procura por serviços do Detran aumenta 50% em janeiro

Da redação

| Edição de 16 de janeiro de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O movimento nas unidades do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) cresceu cerca de 50% neste mês de janeiro, principalmente nas maiores cidades do Estado. As maiores demandas referem-se a serviços de veículos e habilitação – registro de carros novos e a entrega e retirada de CNH suspensa – além do esclarecimento de dúvidas quanto ao IPVA e o Seguro DPVAT. O atendimento foi reforçado para evitar transtornos. O Detran orienta os usuários que utilizem o Detran fácil, que disponibiliza cerca de 20 serviços nos terminais de autoatendimento, pela internet, aplicativo de celular e TV digital.

Imagem ilustrativa da imagem Procura por serviços do Detran aumenta 50% em janeiro

De acordo com o diretor-geral do Detran, Marcos Traad, o movimento deve diminuir no próximo mês. “O aumento na demanda é normal para o período, mas estamos com mais gente procurando o atendimento presencial para solucionar questões que podem ser feitas online”, disse. “Além dos feriados, muita gente viajou no período de Natal e Ano-Novo e agora volta com prazo para dar andamento em processos e documentação. Há ainda quem aproveita o décimo terceiro salário para quitar débitos ou tirar a habilitação”, completa Traad.
Para evitar maiores transtornos o Detran reforçou as equipes de atendimento ao público e garante diferentes plataformas de serviços digitais. Desde 2011, já são 15 milhões de atendimentos pelo sistema Detran Fácil. “Os usuários podem solicitar documentos, agendar aulas e exames, até entrar com recursos de multas sem precisar ir até uma sede física do departamento. É bom para quem usa e também para quem depende do atendimento presencial, já que a demanda no balcão também diminui”, destaca o diretor-geral.
Nos terminais de autoatendimento é possível realizar serviços e já pagar guias com cartão de débito de qualquer banco.  (AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS)