CIDADES

min de leitura - #

Professor da UTFPR desenvolve método mais preciso para diagnosticar câncer

Renan Vallim

| Edição de 12 de outubro de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


O diagnóstico e tratamento do câncer de mama ficaram mais precisos, graças ao trabalho de um pesquisador do campus de Apucarana da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Ele desenvolveu, com o auxílio de pesquisadores brasileiros, belgas e americanos, um novo método que ajuda a compreender melhor as chances de cura dos pacientes, com base nas características do tumor.
A pesquisa foi feita durante o doutorado de Thiago Gentil Ramires, professor de estatística dos cursos de Engenharia da UTFPR Apucarana, e durou aproximadamente um ano. Parte do processo de doutorado do pesquisador foi realizado na Universidade de Hasselt, na Bélgica, onde ele teve contato com uma imensa base de dados sobre o câncer de mama.
“Meu doutorado foi sobre o uso da estatística para analisar as probabilidades de sobrevivência em diversas situações. Um dos pesquisadores de lá me apresentou um banco de dados com informações específicas de câncer de mama, que precisava ser estudado. Foi a partir daí que a pesquisa foi iniciada”, destacou ele.
Thiago, que faz parte do principal grupo de estudos estatísticos do Brasil, acionou outros pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Universidade de São Paulo (USP). Um pesquisador da Cleveland Clinic, nos Estados Unidos, também se interessou pelo projeto.
“Através das características do paciente, estudamos os fatores que influenciam na cura do câncer de mama. Através destes estudos, conseguimos desenvolver um novo modelo para calcular as probabilidades de cura da doença”, diz. Os resultados, que trazem novas perspectivas também com relação a tempo de vida de pacientes, foram publicados recentemente em uma revista científica internacional.
“Já recebemos contatos de pesquisadores chineses, que querem adaptar nossa pesquisa para casos de derrame cerebral. Também já apresentei os resultados em Portugal. Outros convites internacionais já foram feitos, mas, por conta dos compromissos junto à UTFPR, ainda estão sendo avaliados. As perspectivas são excelentes, já que o método está pronto e implementável imediatamente. Queremos apresentá-lo a hospitais para que ele seja usado em várias áreas da Saúde”, destaca.
O câncer de mama é alvo da campanha Outubro Rosa, que conscientiza para a prevenção e diagnóstico da doença ao longo de todo este mês. O aparecimento do tumor é relativamente raro antes dos 35 anos, mas acima desta idade a incidência aumenta rapidamente. Seu desenvolvimento é uma função de uma série de fatores de risco, alguns deles evitáveis como a prática de exercícios físicos e alimentação saudável. Quando diagnosticado e tratado no estágio inicial (quando o nódulo é menor que 1 cm de diâmetro), as chances de cura do câncer de mama são de até 95%.