CIDADES

min de leitura - #

Professores protestam contra redução de disciplinas na grade da rede estadual

DA REDAÇÃO

| Edição de 20 de janeiro de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Os núcleos sindicais da APP de Apucarana e Arapongas protocolaram na manhã de ontem, no Núcleo Regional da Educação de Apucarana (NRE), um requerimento para a Secretaria de Educação e Esporte do Paraná (Seed). O documento foi escrito pelo Coletivo Humanidades, formado por docentes da rede estadual de ensino do Paraná, principalmente das disciplinas de Arte, Filosofia e Sociologia. 

O requerimento é uma solicitação para abrir um canal de comunicação com a Seed e seus NREs na tentativa de revogar as Instruções Normativas Conjuntas nº 09 e nº 11/2020 - DEDUC/DPGE/SEED, que dispõem sobre as matrizes curriculares do Ensino Fundamental e Médio na rede estadual de ensino do Paraná. 
As instruções promovem alterações na matriz curricular e na organização pedagógica das escolas estaduais, afetando diretamente as disciplinas de Arte, Filosofia e Sociologia e os (as), que tiveram sua carga horária reduzida de 2 aulas semanais para 1 aula semanal (corte de 50%). 
Para Marcio Roberto Nogueira Diniz, presidente do Núcleo Sindical de Arapongas  um detalhe importante é o desemprego que poderá aumentar entre os professores. “Essa situação pode gerar um grande desemprego entre professores dessa categoria. Muitos profissionais temporários trabalham com essas disciplinas de arte, filosofia e sociologia, uma estimativa que quase 3 mil profissionais fiquem sem aula gerando uma situação de desemprego”, explicou.