CIDADES

min de leitura - #

Programa Família Acolhedora é lançado na Comarca de Apucarana

Da redação

| Edição de 12 de outubro de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


Os prefeitos dos municípios da área da Comarca de Apucarana, Beto Preto (PSD), Moacir Andreolla (PSD), de Novo Itacolomi, e Emerson Toledo Pires (PROS), de Cambira participaram na noite de anteontem, no Fórum, da solenidade de lançamento do Programa Família Acolhedora. Ao abrir o ato, a juíza da Vara de Infância e Juventude da Comarca de Apucarana, Carolline Carrijo, anunciou que a previsão é de que o programa passe a funcionar a partir do próximo ano. O foco é garantir que o período de afastamento do convívio familiar de crianças e adolescentes – em situação de risco – se torne mais humano.

Imagem ilustrativa da imagem Programa Família Acolhedora é lançado na Comarca de Apucarana


Ao discorrer sobre o novo programa, no qual o Paraná é referência no Brasil, a partir de uma experiência iniciada em Cascavel, a juíza destacou a parceria firmada com as prefeituras. “São os municípios que irão custear o programa e ceder profissionais para o cadastramento e qualificação das famílias”, assinalou.
Atualmente, em Apucarana, o Lar Sagrada Família é a instituição responsável pelo acolhimento de crianças. E a Casa Lar, responsável pelo acolhimento de adolescentes. O programa foi iniciado, nesta semana, com o treinamento de assistentes sociais, que serão encarregadas pelo cadastramento e triagem das famílias interessadas a ingressar no programa. 
As orientações foram transmitidas pela coordenadora do “Família Acolhedora”, de Cascavel, Neusa Eli Figueiredo. A próxima etapa será a abertura de cadastro para as famílias interessadas, nas secretarias de assistência social dos três municípios.
Conforme explicou a juíza Carolline Carrijo, as famílias aceitas para acolher crianças e adolescentes terão uma contrapartida financeira, custeada pelas prefeituras. As câmaras de vereadores dos três municípios já aprovaram leis que tornam legal o pagamento de um salário mínimo regional por criança ou adolescente acolhido, com parte do recurso retido em poupança para criança. 
No lançamento, o prefeito de Apucarana, Beto Preto, falou em nomes dos colegas prefeitos de Cambira e Novo Itacolomi. “Iniciamos as tratativas para aderir ao Família Acolhedora no mês de março e agora já avançamos bastante, para colocar o programa em funcionamento”, lembrou.
“Estamos diante de uma jóia. É o que eu considero este programa que se começar a funcionar moderadamente já será um extraordinário resultado para a sociedade de Apucarana, Cambira e Novo Itacolomi”, avaliou Beto Preto. 
A solenidade de lançamento também teve a participação do diretor do fórum, Osvaldo Soares Neto e do promotor da Vara da Infância e Juventude, Marcel Fernandes Marinho, além das secretárias de assistência social dos três municípios.