CIDADES

min de leitura - #

Programa multidisciplinar oferta informações e apoio a gestantes de Ivaiporã

Da redação

| Edição de 16 de maio de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Uma parceria entre a prefeitura de Ivaiporã e a Faculdade de Tecnologia do Vale do Ivaí (Fatec) vai auxiliar as gestantes do município. Ontem, aconteceu o primeiro encontro do Projeto Hagar – Grupo de Gestantes, em parceria com os Departamentos Municipais de Saúde e Assistência Social. 

Imagem ilustrativa da imagem Programa multidisciplinar oferta informações e apoio a gestantes de Ivaiporã

O projeto tem como objetivo orientar as futuras mães sobre os tipos de parto: normal e cesárea, alguns cuidados com o bebê em situações de urgência e como evitar gravidez. 
Os encontros são realizados na Fatec, que oferece apoio por meio dos cursos de psicologia e enfermagem.
A diretora do Departamento Municipal de Assistência Social, Gertrudes Bernardy, explicou projeto atualmente tem 10 inscritas. “Oferecemos transporte entre a residência das gestantes e a Fatec, também contribuímos com doações de roupas e oferecemos lanche durante os encontros”, informou Gertrudes Bernardy. 
O projeto inclui aulas de artesanato para que as gestantes aprendam a fazer o enxoval do bebê, auxílio das agentes do Departamento Municipal de Saúde, bem como dos acadêmicos dos cursos de psicologia e enfermagem, e dinâmicas de grupo. 
Andressa dos Santos e João Felipe Marques, coordenadoras dos cursos envolvidos, explicaram que um dos objetivos é oferecer um ambiente acolhedor às gestantes para que possam expor dúvidas e aprender a ter alguns cuidados com o bebê. “As dinâmicas são relacionadas ao planejamento familiar, alimentação da mamãe e do bebê, higienização e às intercorrências da gravidez”, exemplificou Andressa dos Santos. 
Carine Araújo, que é uma das 10 gestantes inscritas e residente na Vila Nova Porã, disse que recebeu o convite para participar e achou interessante trocar experiências em grupo. “O que mais me preocupa é a saúde do bebê e o parto. Por isso, os dois fatores causam ansiedade. Nesses casos, quanto mais conhecimento, melhor”, opinou Carine Araújo.