CIDADES

min de leitura - #

Programa oferta atenção especial para diabéticos em Arapongas

Da Redação

| Edição de 20 de fevereiro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Através de uma parceria da Prefeitura de Arapongas, Consórcio Intermunicipal de Saúde (Cisvir) e Secretaria Estadual de Saúde do Paraná (Sesa), a Secretaria Municipal de Saúde realizou deu início as atividades do “Ambulatório de Diabetes Melitus” no Pronto Atendimento 18 Horas do Jardim Petrópolis. O principal foco é o atendimento multidisciplinar aos portadores de diabetes mais críticos.
O trabalho multidisciplinar garante a criação de vínculo com o paciente e a chance maior de sucesso no tratamento possibilitando que paciente tenha uma qualidade de vida melhor ao reduzir as complicações causadas pela doença, como por exemplo, problemas renais, perda de visão e amputação de membros.
“Após a identificação dos pacientes pela Equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF) foi realizada a estratificação de risco condizente com a linha guia de diabetes mellitus da Sesa, onde aqueles mais críticos foram selecionados para participar dos atendimentos do ambulatório. Inicialmente os atendimentos serão realizados com 20 novos pacientes por mês”, explicou o secretário de Saúde, Moacir Paludetto Júnior.
Conforme Paludetto Júnior, o diferencial do ambulatório está no fato dos pacientes serem acompanhados por uma equipe multidisciplinar composta por médico endocrinologista, nutricionista, assistente social e farmacêutica, além dos profissionais da ESF, que atua com médico, enfermeiros, dentista e agentes de saúde. Além dos profissionais, parte dos exames complementares, quando necessários, serão subsidiados pelo Secretaria Estadual de Saúde. 
(EDITORIA DE CIDADES)