CIDADES

min de leitura - #

Projeto aproxima população dos órgãos de segurança em Ivaiporã

Ivan Maldonado

| Edição de 09 de novembro de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Com o objetivo de aproximar a comunidade aos órgãos de segurança pública, o Conselho Comunitário de Segurança de Ivaiporã (Conseg) lançou no início da semana o projeto “Conseg Presente”. O projeto consiste no preenchimento de formulários pelos moradores com os problemas envolvendo a área da segurança nos locais onde residem. Depois de preenchidos, os formulários serão depositados em urnas colocadas em estabelecimentos comerciais. O projeto-piloto foi lançado na Mercearia Santo, Vila Santa Maria, mas a ideia é espalhar urnas pelas diversas vilas do quadro urbano e rural.

Conforme o proprietário da mercearia onde a urna foi instalada, Décio Luiz Querme, os moradores gostaram do projeto e estão participando. “Não só daqui da Vila, mas também dos bairros vizinhos. O pessoal ouviu a divulgação e está vindo procurar os formulários”, comenta.
Celso Gomes, presidente do Conseg, explica que através do preenchimento dos formulários, os moradores poderão realizar denúncias de crimes, tráfico de drogas ou mesmo elencar problemas que afetam a segurança dos moradores, como iluminação pública ou poda de árvores.

Imagem ilustrativa da imagem Projeto aproxima população dos órgãos de segurança em Ivaiporã

“Todas as informações serão mantidas em sigilo. A cada 30 dias, os formulários serão recolhidos e levados aos órgãos competentes para abertura e análise das sugestões. É importante que os moradores ajudem deixando suas ideias, denúncias ou reclamações. O objetivo é buscar soluções para os problemas que forem apontados, nossa preocupação sempre é com a melhoria. É um projeto simples, mas que pode ser muito útil”, destaca Gomes.
Gustavo Dante da Silva, delegado da 54ª Delegacia Regional da Polícia Civil, elogia a iniciativa. “Vemos com bons olhos esse projeto, pois a população terá tranquilidade para indicar os problemas de segurança, e essa também é uma forma de aproximar os órgãos de segurança com a comunidade”. 
O comandante da 6ª Companhia Independente da Polícia Militar, capitão Élio Boing, diz que é mais um canal para que a pessoa possa se comunicar com as autoridades de segurança publica do município. “Temos alguns canais como o 190 para situações de emergência e o 181 para denúncias de crimes. O projeto terá um sentido mais amplo, onde o cidadão pode denunciar situações de iluminação pública, poda de árvores, entre outras situações”