CIDADES

min de leitura - #

Projeto de lei reconhece Arapongas como Capital Moveleira Nacional

Edison Costa

| Edição de 05 de julho de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


A Comissão de Cultura da Câmara Federal aprovou anteontem projeto do deputado paranaense Rubens Bueno (Cidadania), que confere ao município de Arapongas o título de Capital Moveleira Nacional. A cidade, com 121,1 mil habitantes, é o maior polo moveleiro do País. No projeto, que segue agora para a apreciação da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o deputado destaca que a região de Arapongas concentra mais de 900 indústrias moveleiras, que geram cerca de 21 mil empregos. A cada 10 peças mobiliárias fabricadas no País, uma é fabricada no município.
O polo de Arapongas detém 10% das exportações brasileiras de móveis, além de atingir 9,97% de participação no Produto Interno Bruto (PIB) de móveis no Brasil.  “A concessão do título de Capital Moveleira Nacional ao Município de Arapongas é, portanto, uma homenagem àqueles que centram sua inteligência e seus recursos na busca de sempre melhores resultados técnicos na produção desse importante e rico setor moveleiro, assim como à comunidade, que sempre prestigia o segmento”, destaca Rubens Bueno no projeto. 

Imagem ilustrativa da imagem Projeto de lei reconhece Arapongas como Capital Moveleira Nacional


O prefeito Sérgio Onofre da Silva (PSC) lembra que Arapongas já é tida como maior polo moveleiro do País, porém ainda está faltando esta titularidade de reconhecimento oficial, o que ele acredita que será aprovada na CCJ e depois em plenário da Câmara. “Este título é muito importante não somente para Arapongas como para o Paraná que também passa a ser beneficiado nacionalmente com a homenagem”, afirma. Para Sérgio Onofre, o título abre as portas para que o Município de Arapongas consiga junto ao governo federal projetos de investimentos para as indústrias de móveis locais visando a geração de mais emprego e renda. 
O presidente do Sindicato das Indústrias Moveleiras de Arapongas (Sima), Irineu Munhoz, assinala que este título é bastante importante na questão de marketing, já que o polo de Arapongas, que inclui municípios circunvizinhos a ele vinculados, é o que produz mais móveis no Brasil e móveis de qualidade. “Nós já temos uma feira de móveis, que se tornou internacional, que é realizada a cada dois anos e coloca o polo de Arapongas no cenário produtivo do País. Este título vai trazer mais visibilidade ainda para o setor moveleiro de Arapongas”, comenta Munhoz.