CIDADES

min de leitura - #

Projeto social garante casamento coletivo para 47 casais de Ivaiporã

Ivan Maldonado

| Edição de 27 de novembro de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


Juntos há cinco anos, os ivaiporãenses Rosenaldo Batista e Rafaela dos Santos disseram ontem o tão esperado ‘sim’ em uma cerimônia que lotou o Ginásio de Esportes Alcebíades Alves. Os dois faziam parte do grupo de 47 casais que participaram do casamento coletivo organizado pelo Cartório de Registro Civil.


Rafaela não abriu mão do vestido de noiva, véu e buquê. Já o noivo, que sofreu um acidente  de trânsito há 4 meses, praticamente saiu do hospital para o casamento. Após passar por uma cirurgia para a retirada dos pinos da perna fraturada, ele recebeu alta na manhã de ontem, se mostrava muito feliz aguardando na fila para o casamento. “Não podia perder essa oportunidade única. Estamos juntos há cinco anos e temos um filho. Precisávamos muito regularizar a nossa situação”, comenta. 
A união do casal Elza Brandão e Agnaldo Ribeiro dos Santos não é diferente. Eles esperavam por esse momento há 14 anos. O casal tem um filho de 8 anos, mas devido às limitações financeiras, não conseguiam oficializar a união. “Muito emocionada, coração acelerado. Demorou bastante para que isso acontecesse. Eu amo demais ele”, disse a noiva, emocionada, poucos antes de seguir para a cerimônia.
O casamento coletivo foi realizado dentro do projeto social “Dia do Sim”, do Instituto do Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado do Paraná (Irpen), e contou com apoio da Prefeitura de Ivaiporã. O programa é voltado à população vulnerável economicamente e tem isenção de taxa. 
A titular do Cartório de Registro Civil de Ivaiporã, Amélia Carolina Machado Barcelos destacou a importância do evento. “É muito gratificante promover a cidadania. Há muitas pessoas aqui que já constituem famílias e não conseguiam formalizar a união por não terem condição financeira e a gente poder fazer isso é muito importante”, comenta.
A ocasião também contou com benção ecumênica, ministrada pelo pastor Emerson Silva. “É muito bonito tornar essa decisão legal perante a lei e perante Deus. A família é algo extremamente importante e Deus ama as famílias”, salientou o pastor.
Ilson Donizete Gagliano, vice-prefeito que na oportunidade representava o prefeito Miguel Amaral, parabenizou a organização e os casais. “Iniciativas como essas realizam o sonho de muitas pessoas. Parabéns a todos pela oportunidade de formalizarem seus casamentos e também aos organizadores”. 
José Chapoval Cacciacarro, juiz da Vara Cível de Ivaiporã que também participou da cerimonia destacou a iniciativa do Cartório de Registro Civil. “Uma atitude louvável, que agrega cidadania e dignidade para essas pessoas”.