CIDADES

min de leitura - #

Projetos de ampliação da sede do Cisvir são aprovados pela Secretaria de Saúde

Da redação

| Edição de 06 de dezembro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O prefeito de Apucarana, Júnior da Femac, em reunião mantida ontem, em Curitiba, com equipe técnica de engenharia da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), foi informado da aprovação de todos os projetos referentes às obras de ampliação da sede do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ivaí e Região (Cisvir). A liberação do projeto pela Sesa também foi oficializada pelo secretário da saúde do Paraná, Beto Preto, que também já presidiu o Cisvir.

A sede do Cisvir será ampliada em 1.200m², com um investimento de R$ 3,5 milhões que serão liberados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde. O prefeito explica que, como o terreno onde está instalado ao consórcio ainda pertence ao patrimônio do Município de Apucarana, os recursos serão repassados à prefeitura para condução das obras.
“Os projetos arquitetônico, estrutural, elétrico, hidráulico e de prevenção de incêndio da ampliação do prédio do Cisvir foram feitos pela Secretaria Municipal de Obras e o Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan). Todos receberam parecer de aprovação da Sesa e agora aguardamos a liberação dos recursos para iniciar as obras”, informou o prefeito de Apucarana.
Ainda segundo Junior da Femac, todo o processo vem caminhando com total respaldo da diretoria do consórcio de saúde, que tem na presidência o prefeito de Marilândia do Sul, Aquiles Takeda Filho.
Informado acerca da aprovação dos projetos, Aquiles Takeda comemorou ontem a notícia. De acordo com ele, o investimento na ampliação das instalações do Cisvir irá permitir avanços extraordinários para as pessoas que buscam consultas e exames, incluindo Apucarana, Arapongas e mais 16 municípios do Vale do Ivaí.
“Com mais 1.200m² de área vamos viabilizar mais 20 consultórios médicos, 7 consultórios odontológicos e garantir mais espaço, conforto e um atendimento mais humanizado a todos os pacientes da região”, avaliou Takeda.
Inaugurada há três anos, a sede própria do Cisvir está localizada no Jardim América, em Apucarana, e conta com 1.950m² de área construída, em terreno de 11 milm² doado pela Prefeitura de Apucarana.
“Trata-se de uma grande conquista de todos os municípios agregados ao Cisvir, que está se consolidando agora no Governo Ratinho Júnior, com o apoio total do secretário Beto Preto. Será muito importante para a população, que terá mais acesso a importantes serviços de saúde”, assinala Júnior da Femac, enaltecendo o trabalho desenvolvido por toda diretoria do consórcio.
Inaugurada em 26 de junho de 2016, a sede própria do Cisvir foi construída quando Beto Preto era prefeito de Apucarana e presidente do Cisvir. O investimento, à época, foi na ordem de R$ 3 milhões, com recursos do Governo Federal, Governo do Paraná e Prefeitura de Apucarana.
Atualmente o Cisvir é responsável por atender uma clientela de quase 400 mil habitantes de 18 municípios. Segundo dados divulgados pelo consórcio, ao longo de 2018 foram disponibilizados 460.715 exames e realizadas 198.619 consultas.