CIDADES

min de leitura - #

Psicólogos ofertam atendimento gratuito online na pandemia

DA REDAÇÃO

| Edição de 25 de julho de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Em tempos de isolamento social em consequência da pandemia do novo coronavírus, questões envolvendo saúde mental têm ganhado destaque e a tecnologia virou uma nova ferramenta de atendimento na área. Em Apucarana e Arapongas, grupos de psicólogos voluntários se juntaram para atender gratuitamente e online a população que precisa de apoio.

Em Apucarana, 15 profissionais realizam um serviço de acolhimento psicológico gratuito e online, direcionado a pessoas que precisam do apoio para enfrentar os efeitos psicológicos da pandemia. “A pessoa que está angustiada e passando por momentos difíceis pode entrar em contato com um dos psicólogos”, explica a psicóloga voluntária Aline Carletto.
Em tempos de crise e de calamidade pública, de acordo com Aline, o psicólogo tem obrigação ética de prestar atendimento a quem precisa. “A importância dessas consultas neste momento é que as pessoas passam por situações novas e precisam se adaptar às mudanças. Tudo que é novo pode gerar sentimento de ansiedade, isso é um tanto quanto normal”, explica. Para mais informações e para obter os telefones dos outros profissionais, ligue no (43) 99957-6055. 

ARAPONGAS
Em Arapongas, a iniciativa surgiu da prefeitura, através da Secretaria da Saúde, que uniu 16 profissionais voluntários do município para dar suporte nos atendimentos para a população. De acordo com a psicóloga Marilda Campos, são feitas cerca de 30 consultas por mês. “Os atendimentos realizados envolvem principalmente consequências da pandemia, como desemprego, separação e isolamento social. “A pandemia gera aflição, ansiedade, depressão nas pessoas. Por isso, a importância de um apoio neste período”, acrescenta. 
Os atendimentos acontecem das 8 às 12 horas, e das 13 às 17 horas, via telefone ou por envio de e-mails à população que necessite de auxílio psicológico ou emocional em meio à pandemia do novo coronavírus. O telefone para contato é (43) 3902-1182 e o e-mail saú[email protected]. (FERNANDA NEME)