CIDADES

min de leitura - #

Quadrilha armada de fuzil assalta banco e faz reféns em Rosário do Ivaí

Da redação

| Edição de 19 de abril de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


Em uma ação ousada, assaltantes de banco levaram pânico a moradores de Rosário do Ivaí, na tarde de ontem. Quatro homens armados com fuzis invadiram a agência do Bradesco – a mesma que há quatro meses foi quase destruída pela quadrilha da dinamite –, fizeram clientes e funcionários reféns em um “cordão humano” e fugiram levando dois vigilantes como reféns.
O assalto aconteceu pouco depois das 12 horas. Segundo moradores, os bandidos passaram pelo menos meia hora dentro da agência na tentativa de conseguir chegar ao cofre. Enquanto parte da quadrilha vasculhava o interior do banco, bandidos armados com fuzis fizeram um cordão humano do lado de fora da agência para repelir a ação da polícia. Quatro homens foram vistos pelas testemunhas, mas segundo a Polícia Militar, a suspeita é que outras mais quatro pessoas participaram da ação dando cobertura durante a fuga.
Durante o período em que os assaltantes ficaram na agência vários tiros foram disparados para intimidar os moradores. Os bandidos fugiram, segundo testemunhas, em um Corolla prateado e um segundo carro foi visto dando apoio. Dois vigias foram levados como reféns, um deles amarrado sob o capô. Um dos guardas foi abandonado na entrada da cidade e o outro foi deixado na localidade de Água Amarela, a cerca de 7 km da sede.
O valor levado pelos bandidos não foi informado, mas segundo a PM, os bandidos não conseguiram ter acesso ao cofre e fugiram levando apenas o dinheiro dos caixas. O segundo tenente da 6 CIPM de Ivaiporã, Murilo Macionk, informa que foi acionado reforço de Londrina, Telêmaco Borba, além dos municípios mais próximos. Até o fechamento desta edição, a operação ainda estava em andamento, mas nenhum suspeito havia sido preso ou identificado.
O município, com cerca de 5,2 mil moradores, é considerado isolado e fica a 30 km do reforço mais próximo, do destacamento de Grandes Rios.
Os moradores ficaram chocados com a ação em plena luz do dia. “Explosões na madrugada já teve, mas roubo assim de dia a gente nunca viu. Foi uma gritaria, uma confusão”, comenta o funcionário da prefeitura Aparecido Santos Fernandes. Ele estava no paço municipal enquanto o assalto ocorria a poucas quadras dali e atendeu o pedido de socorro do vigia abandonado pelos bandidos na entrada da cidade. “Ele ligou muito assustado e mandamos um carro da prefeitura buscar ele”, comenta.
Funcionário de uma vidraçaria localizada na mesma rua da agência assaltada, Júnior Oliveira, comenta que muitos tiros foram disparados pelos bandidos. “Tinha uns sete reféns para fora e acho que foram pelo menos uns trinta tiros foram disparados”, diz.
A agência assaltada ontem tinha restabelecido totalmente os serviços há algumas semanas. Alvo da quadrilha da dinamite em dezembro do ano passado, o banco ficou três meses fechado para reforma e o cofre e os caixas eletrônicos foram recém-instalados. “Deve fazer uns vinte dias que colocaram o cofre de novo, até então nem tinha dinheiro aí”, comenta Júnior.
MORTE
Ninguém se feriu na ação, mas a mãe de um dos funcionários do banco sofreu um enfarte após tomar conhecimento do assalto e morreu. Segundo moradores, a professora aposentada Ana Alice Bernardes Pinheiro, 69 anos, passou mal em casa e chegou a socorrida, mas chegou em óbito ao Hospital Municipal. O velório acontece na Câmara de Vereadores e o sepultamento acontece na tarde de hoje.