CIDADES

min de leitura - #

Região começa a registrar queda nos casos de dengue

Da Redação

| Edição de 01 de julho de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O boletim quinzenal da dengue divulgado ontem pela Secretaria da Saúde do Paraná apresenta sinais de redução dos índices da doença. Na região, os municípios da 16ª Regional de Saúde (RS) de Apucarana e 22ª RS de Ivaiporã, tiveram 56 novos diagnósticos registrados no período, elevando para 5.980 registros, um crescimento de 0,94%. No período anterior, a região somou 222 diagnósticos, alta de 3,8%.
Em Apucarana, foram novos 10 registros no período, elevando para 779 o número total de diagnósticos. Outro município em epidemia, Ivaiporã registrou apenas dois casos, totalizando 1.419. Na região, são 23 municípios em epidemia, destes 8, mais de um terço, não registraram nenhum novo caso.
Segundo o chefe de divisão de Vigilância em Saúde da 16ª RS, Marcos Costa, a redução na região segue uma tendência que ocorre em todo estado e é motivada por dois fatores: clima e as ações de controle. “Em vários municípios optou-se pela aplicação maciça do fumacê, o que ajudou a conter os casos”, comenta. 
O clima mais ameno, afirma Marcos, também tem influência na contenção da transmissão da doença porque ajuda a refrear a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Entretanto, segundo Marcos, esse ano foi um dos mais críticos. “Não só na região, mas em todo estado. Estamos no final do ano epidemiológico com uma grande quantidade de municípios em epidemia e é preciso pensar no próximo ano”, comenta. O ano epidemiológico encerra em julho.
Além dos 23 municípios em epidemia, a região tem cinco em situação de alerta: Califórnia (13 casos), Cambira (20), Rio Bom (7) e Arapongas, que tem 378 casos, seis a mais que o registrado no boletim anterior.

PARANÁ
Nas duas últimas semanas foram registrados 5.817 novos casos  no Paraná. O boletim quinzenal totaliza 217.891 casos em todo estado no período, com início do monitoramento no final de julho do ano passado. São  243 cidades em epidemia e 30 em situação de alerta para a dengue, além de 157 mortes confirmadas.