CIDADES

min de leitura - #

Região confirma casos de reinfecção por Covid-19

DA REDAÇÃO

| Edição de 30 de abril de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Pelo menos 12 casos de reinfecção por coronavírus foram confirmados na região, segundo dados do setor de Saúde dos municípios e da 16ª Regional de Saúde (RS) de Apucarana. Em Faxinal, de acordo com a prefeitura, são 6 casos entre mais de 1,2 mil confirmados. Os municípios de Kaloré, Marilândia e Borrazópolis registraram pelo menos 2 casos cada um, segundo a RS. Casos de reinfecção são de difícil confirmação, já que a chegada de novas cepas à região torna o vírus e seus sintomas diferentes com o tempo.

De acordo com o chefe da 16ª RS Altimar Carletto, a reinfecção ainda é um assunto com poucas estatísticas a respeito e poucas informações divulgadas. “Para se considerar uma reinfecção, é necessário o exame RTPCR positivo duas vezes, sendo a segunda vez com um intervalo pelo menos de 90 dias. O que pode acontecer nos casos da Covid-19, é ter uma infecção com uma cepa e uma nova infecção com uma outra cepa, nesse caso já não poderia ser considerado uma reinfecção, por se tratar de um outro tipo de vírus”, explicou. 
Ainda segundo Carletto, alguns estudos apontam que, a partir de uma infecção, um novo episódio seria menos grave. “Mas é muito relativo, depende de cada cepa e de cada organismo”, considerou.
Ele explicou ainda que exames são realizados para identificar os tipos de cepa do vírus que circulam em cada região, mas o chamado sequenciamento de RNA, é feito apenas para saber o tipo da cepa que está circulando, e não para fazer um levantamento epidemiológico. “Outro agravante é que sintomas comuns até pouco tempo, como dor de cabeça e perda de olfato e paladar, já estão mudando com as novas variantes do vírus, como a P1 por exemplo. Muitas pessoas estão relatando dor de garganta, febre e coriza e não temos alteração de sabor e cheiro, diferenças sintomatológicas importantes entre as variantes do vírus”, explicou.