CIDADES

min de leitura - #

Região deve chegar a recorde de 1,4 milhão de toneladas de soja

Renan Vallim

| Edição de 20 de abril de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Com uma safra recorde de soja terminando de ser colhida no Paraná, cooperativas se desdobram para armazenar e transportar o imenso volume de grãos. De acordo com o último boletim do Departamento de Economia Rural (Deral), cerca de 97% de toda a área plantada já foi colhida. A estimativa é de que já tenham sido colhidas mais de 18,5 milhões de toneladas. A expectativa é que a colheita feche em mais de 19 milhões de toneladas no estado. Na região, volume deve ficar em 1,4 milhão de toneladas.

Imagem ilustrativa da imagem Região deve chegar a recorde de 1,4 milhão de toneladas de soja

O Deral, órgão vinculado à Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento (Seab), publicou anteontem um boletim apontando que mais de 5,1 milhões de hectares já foram colhidos. A produtividade está sendo acima do esperado, de mais de 3,6 toneladas por hectare.
No ano passado, a colheita da soja no estado ficou em 16,5 milhões de toneladas. Os mais de 19 milhões esperados para a safra deste ano superam o valor de 2016 em cerca de 15%.
Na área do Núcleo Regional de Apucarana, 100% da área plantada com soja já foi colhida. Com uma produtividade de mais de 3,4 toneladas por hectare, os 120,7 mil hectares de área plantada renderam um total de quase 416,5 mil toneladas. A produção ficou 40,6% maior do que em 2016, quando a região produziu 296,2 mil toneladas.
Eleutério Roncato Neto, gerente de produção de uma cooperativa de Apucarana, explica que a safra recorde fez com que a empresa se ajustasse. “Esse grande volume de colheita exigiu um planejamento maior, inclusive em parceria com as outras unidades que temos no estado, para que não tivéssemos problemas de logística e estocagem”, disse.
Segundo ele, o grande volume estocado na unidade apucaranense já tem destino praticamente traçado. “Temos hoje mais de 45 mil toneladas de soja armazenada, um volume cerca de 35% maior do que na safra passada. O destino dessa soja varia de acordo com o mercado. Boa parte deve ser transformado em farelo e óleo, mas a maioria deve ir para o exterior”, conta.

IVAIPORÃ
Na área do Núcleo Regional de Ivaiporã, o boletim do Deral aponta que 98% da lavoura já foi colhida, o que representa aproximadamente 283,5 mil hectares. Com produtividade de 3,2 toneladas por hectare, a região colheu aproximadamente 907,2 mil toneladas.
A estimativa do Deral é de que, ao final da colheira, a região tenha produzido 992 mil toneladas, volume 40% acima do ano anterior, quando a colheita ficou em quase 708,3 mil toneladas.
No último relatório do Deral que apresentava a comercialização da soja, referente ao mês de março, o total comercializado ainda era baixo: 26%. “Este comportamento é reflexo principalmente das cotações menores que os produtores estão obtendo neste período”, revela Marcelo Garrido, economista do Deral.
Em abril de 2016, os produtores estavam recebendo em média cerca de R$ 64 por saca de 60 quilos de soja. Na última semana, os produtores receberam em média cerca de R$ 57 pela mesma quantidade. Essa diminuição de cerca de 11% nos preços se deve principalmente pela maior oferta de soja, causada pela grande produção não só no Brasil, mas também nos EUA e Argentina.