CIDADES

min de leitura - #

Região gera novos empregos pelo oitavo mês consecutivo

Renan Vallim

| Edição de 23 de setembro de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), os cinco maiores municípios da região criaram, juntos, 217 novas vagas de emprego em agosto deste ano. Com isso, estas cidades já somam oito meses de criação de empregos. No acumulado do período, já são quase 1,7 mil novos postos de trabalho em Apucarana, Arapongas, Ivaiporã, Jandaia do Sul e Faxinal.

Imagem ilustrativa da imagem Região gera novos empregos pelo oitavo mês consecutivo

A cidade que mais gerou empregos no mês de agosto foi Arapongas. O município mostra recuperação após dois meses seguidos de números negativos. Foram 140 novos postos de trabalho criados, com destaque para o setor moveleiro. Os cinco cargos com maiores saldos de emprego foram alimentador de linha de produção (97), estofador de móveis (19) e auxiliar de escritório (19).
O resultado é melhor do que em julho, quando o saldo ficou negativo em 28 vagas. Em junho, foram menos 38 vagas. No acumulado do ano, Arapongas gerou 461 novos empregos.
Boa parte do saldo positivo da região é puxado pelo desempenho de Apucarana. No somatório de janeiro a agosto, foram 1.068 novos postos de trabalho gerados. Em agosto, mais um resultado positivo com saldo de 46 vagas, um desempenho melhor do que o mês anterior, de 27 empregos.
Com 42 vagas criadas, o cargo de costureiro é o que mais cresceu no mês de agosto. Auxiliar de escritório vem em segundo, com 23 vagas, seguido por alimentador de linha de produção, com 19.
Presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Apucarana e Vale do Ivaí (Sivale), Elizabete Ardigo, explica que os números mostram que o setor tem apresentado uma retomada. “Estamos voltando a crescer. Ainda é em ritmo lento, mas não dá para não dizer que este é um sinal positivo. Como tivemos muitas demissões nos últimos anos, estão havendo recontratações”, comenta.
Segundo ela, é difícil prever se este ritmo deverá continuar, mas a expectativa é positiva. “Quando nos aproximamos do fim do ano, tradicionalmente o setor aquece um pouco mais, aumentando as contratações. No entanto, a situação depende muito do cenário político. Se as coisas estiverem muito turbulentas, os resultados podem não ser tão bons quanto poderiam”, afirma.
Ivaiporã criou 44 vagas em agosto. No mês anterior, a cidade havia criado 16 vagas. Apesar dos meses recentes serem positivos, o acumulado do ano é negativo, com o fechamento de cinco vagas.
Em Jandaia do Sul houve a criação de seis vagas no mês em questão. O número é menor do que em julho, quando foram criados 16 postos de trabalho. No acumulado do ano são 178 vagas criadas.
Faxinal foi a única cidade entre as maiores da região a ter número negativo em agosto. Foram 19 postos de trabalho cortados no mês, o contrário do que aconteceu em julho, quando quatro postos foram criados. Na soma dos oito meses do ano, foram 42 vagas cortadas na cidade.