CIDADES

min de leitura - #

Região quer imunizar mais de 18 mil crianças contra polio

DA REDAÇÃO

| Edição de 26 de setembro de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A 16ª Regional de Saúde (RS) de Apucarana distribuiu 18,7 mil doses da vacina da poliomielite para os 17 municípios de sua área de abrangência. A campanha de imunização da polio tem início nesta segunda-feira juntamente com campanha de multivacinação. O objetivo é ampliar e atingir os índices de cobertura vacinal. Na região, no ano passado, 83,67% das crianças foram imunizadas contra a polio, índice bastante abaixo da meta de 95%. 

O público de 1 a 5 anos estimado para imunização da paralisa infantil é de 18.431 crianças. “Temos 18.750 doses disponíveis, o suficiente para a população estimada e também doses extras”, comenta o chefe da 16ª RS, Altimar Carletto. A regional também recebeu doses extras das demais vacinas do calendário nacional. Na região, o índice de cobertura mais baixo é da vacina pentavalente. No ano passado, apenas 73,76% do público alvo foi imunizado.
“O secretário de Saúde, Beto Preto está muito preocupado com os índices de vacinação e, por isso, a Sesa resolveu antecipar em uma semana a Campanha Nacional de Vacinação”, explica.
O início da campanha na região será já nesta segunda-feira (28) e irá até o dia 30 de outubro, sendo que o período também terá dia “D” da vacinação no dia 17 de outubro. “O objetivo é que alcancemos uma cobertura um pouco mais relevante do que estamos tendo em condições normais nos últimos tempos”, explica. 
Segundo Carletto, a queda nos índices de vacinação, um problema nacional que já vinha ocorrendo, pode se acentuar com a pandemia do coronavírus. “A pandemia faz com que as pessoas tenham maior receio de ir a um serviço de saúde por causa da aglomeração e isso tem sido um grande problema, apesar dos apelos da Saúde para que o procedimento se mantenha”, lamenta.

MULTIVACINAÇÃO
Já a campanha de multivacinação visa a atualização das cadernetas de vacinação. “Então todos os que deixaram de buscar a vacinação num momento oportuno, têm a chance de novo para ficar em dia com as imunizações”. A vacinação não é proibida para os adultos, porém a prioridade é vacinar os públicos alvos de até 15 anos de idade. 
Altimar cita a campanha contra o sarampo que está em vigor desde fevereiro e continua para os não imunizados de até 49 anos de idade. “Podem aproveitar esse momento também já que vão levar o filho ou alguém para o posto, que aproveitem e mantenham atualizadas as vacinas”.
Segundo a Regional de Saúde, no total foram distribuídas doses de 15 tipos de vacinas para a campanha.