CIDADES

min de leitura - #

Região tem mais quatro mortes por Covid-19 e ultrapassa mil casos

Da Redação

| Edição de 07 de julho de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Mais quatro pessoas morreram vítimas da Covid-19 na região. Os óbitos foram registrados entre domingo e ontem nos municípios de Apucarana, Arapuã, Ivaiporã e Jardim Alegre. Também na região, 77 moradores testaram positivo para a doença somente ontem, totalizando 1.089 casos desde o início da pandemia. Um aumento de 146 novos diagnósticos desde a última sexta-feira (3), quando havia 946 confirmações. 
Entre os pacientes que morreram por causa do coronavírus, está uma apucaranense, de 76 anos, a 11ª vítima da doença em Apucarana. De acordo com a Autarquia Municipal de Saúde (AMS), ela estava internada e faleceu no hospital.  Ainda conforme a AMS, mais cinco pessoas foram infectadas pela doença, elevando para 271 o total de casos confirmados no município. São quatro mulheres de 21, 24, 34 e 55 anos, e um adolescente, de 15 anos. Outros 122 casos suspeitos são investigados. 
Outras três mortes foram confirmadas na região de Ivaiporã. Segundo o Departamento Municipal de Saúde, trata-se de um homem de 53 anos, tinha comorbidades e Covid-19, e estava internado em leito da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), no Hospital Regional de Ivaiporã e faleceu no fim da tarde de anteontem. 
Em Jardim Alegre, faleceu um homem, de 69 anos, que estava internado no Hospital Regional de Ivaiporã desde o dia 13 de junho e foi entubado no dia 20 de junho, mas mesmo com os cuidados não resistiu às complicações da doença. O município também registrou mais seis diagnósticos positivos da doença. 
Da cidade de Arapuã, um homem de 87 anos, que estava em leito de UTI com Covid-19 confirmado, foi transferido para outra unidade hospitalar de Ivaiporã por necessitar de hemodiálise, mas não resistiu e morreu também no domingo. Com os novos registros, a região soma 31 mortes desde o início da pandemia.

CASOS NA REGIÃO
Na região, foram registrados novos casos ontem em 10 municípios (ver infográfico). O município com maior número de novos diagnósticos foi Arapongas, que após não registrar nenhum novo diagnóstico no domingo, teve 40 novos casos divulgados no boletim da Secretaria Municipal de Saúde. Segundo o boletim, o número de curados (208) ultrapassa o de doentes (179). Outros 381 casos são investigados. Em Ivaiporã, mais dez casos foram registrados, elevando para 182 o número de registros. Como medida de contenção, a prefeitura  editou novo decreto que prorroga fechamento da Prefeitura por mais 7 dias como medida restritiva para enfrentamento da pandemia por coronavírus (Covid-19).
Em Faxinal, 6 novos casos foram confirmados ontem, elevando para 14 o total de registros do município que até a última quinta-feira tinha 6 casos. Segundo a secretaria de Saúde, todos os pacientes estão em isolamento domiciliar. Dos 14 pacientes diagnosticados,  uma senhora de 84 anos, que é do grupo de risco, está internada em Apucarana. Em Novo Itacolomi, que registrou o primeiro caso no último sábado, teve o segundo caso confirmado ontem pelo Lacen e é a 23ª cidade da região a registrar casos de coronavírus. (COLABOROU ADRIANA SAVICKI)