CIDADES

min de leitura - #

Regional de Saúde confirma dois óbitos por H3N2 na região

DA REDAÇÃO

| Edição de 12 de janeiro de 2022 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A 16ª Regional de Saúde de Apucarana confirmou ontem os dois primeiros óbitos da região de pacientes contaminados com vírus H3N2. Os óbitos foram registrados em Marumbi e Arapongas.

Em Arapongas, segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde, a paciente tinha 71 anos e quadro de comorbidade. Ela morreu no dia 2 de janeiro. O material do exame havia sido coletado no dia 30 de dezembro e o resultado confirmando a infecção data de 5 de janeiro.
Em Marumbi, o paciente tinha 44 anos e morreu no último dia 5. 
Segundo o secretário de Saúde de Marumbi, André Luis Campitelli, o morador estava com sintomas gripais e faleceu em casa. “Acreditamos que ele teve um enfarte, mas por conta dos sintomas gripais  seguimos o protocolo e fizemos a coleta de material”, comenta. Laudo do Laboratório Central do Estado (Lacen) confirmou a infecção por H3N2 no último dia 8.
O município também está investigando um óbito por covid-19. A paciente, uma jovem de 26 anos, passou mal no domingo, chegou a ser internada no Hospital Municipal, mas faleceu na manhã de segunda-feira. “Um teste rápido deu positivo para covid, mas aguardamos resultado de PCR para confirmar a causa”, explica o secretário. 
O município, assim como outros da região, vem registrando aumento no número de casos de covid e a circulação da influenza preocupa. “Os casos de covid são leves e infelizmente tivemos essas fatalidades, mas acredito que os próximos 15 dias serão cruciais em todo estado”, comenta. 
Os casos não constam no último boletim da influenza, divulgado no dia 5. Na última atualização da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) sobre a H3N2, que divulgou novos números no dia 7,  o Paraná somava 483 casos e seis mortes pela doença, além de 3 casos de coinfecção, que ocorre quando os pacientes são contaminados pelos vírus do covid-19 e influenza. O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, divulga hoje pela manhã uma atualização do quadro epidemiológico do estado em relação ao covid-19 e a influenza.