CIDADES

min de leitura - #

Renegociação de dívidas pode beneficiar 1,6 mil mutuários da Cohapar na região

Renan Vallim

| Edição de 15 de maio de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Os mutuários em dívida com a Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) têm até 30 de dezembro para regularizarem as prestações em atraso e colocar o financiamento da casa própria em dia. A oportunidade faz parte do Programa de Recuperação de Crédito do órgão e dá descontos para os pagadores. No Paraná, 13 mil pessoas estão com atraso em seus pagamentos. A unidade regional de Apucarana tem 1,6 mil pessoas nesta situação, o que equivale a pouco mais de 12% do total do estado.

Imagem ilustrativa da imagem Renegociação de dívidas pode beneficiar 1,6 mil mutuários da Cohapar na região

O Programa de Recuperação de Crédito foi criado em 2013, mas foi reeditado pela Lei 19.364, de 2017, com objetivo de facilitar a quitação da casa própria pelas famílias paranaenses. A nova legislação determina novos benefícios para os mutuários que quiserem regularizar os débitos
Para quem pagar à vista, haverá isenção de 100% dos juros sobre o valor contratado. Para quem desejar parcelar, o desconto é progressivo, a partir de 30% do valor dos juros. Contratos inativos, isto é, aqueles em que o financiamento já venceu por completo, devem dar entrada de pelo menos 5%. Já para os contratos ativos, o valor mínimo de entrada é 10% da dívida. A média da dívida por mutuário é de aproximadamente R$ 8 mil.
Chefe do escritório regional da Cohapar em Apucarna, Jamil Burihan Júnior explica que esta é uma oportunidade única para quem tem algum débito junto ao órgão. “Acredito que dificilmente haverá novamente uma oportunidade como esta. É a grande chance do mutuário acabar com a sua dívida da casa própria, com descontos atrativos e pagamento facilitado”, afirma.
De acordo com o presidente da Cohapar, Nelson Cordeiro Justus, o programa atinge todas as famílias que tenham vínculo contratual com a empresa. “Podem participar tanto aquelas pessoas com contratos ativos quanto contratos inativos, as quais esperamos que busquem a companhia para aderir ao programa”, disse. “Com a nova legislação, o Governo do Estado está estendendo esta oportunidade para aquelas famílias que não são os mutuários originais, pois cerca de 40% dos imóveis são atualmente ocupados por terceiros”, afirmou Justus.
Todos os mutuários que se enquadram nos critérios do programa receberam ou ainda receberão uma carta com um boleto para pagamento. A equipe da Cohapar também está fazendo uma força-tarefa por meio de seus 12 escritórios regionais para garantir o atendimento individualizado dos interessados, até 30 de dezembro.
Quem desejar também pode buscar os postos de atendimento da Cohapar, de segunda à sexta-feira, das 8h às 12 horas e das 13h30 às 17 horas. O escritório de Apucarana atende os 26 municípios do Vale do Ivaí, mais Arapongas, e fica na rua Coronel Luís José dos Santos, 503. Mais informações disponíveis no site www.cohapar.pr.gov.br ou pelo telefone 0800 645 0055.