CIDADES

min de leitura - #

Residência médica é credenciada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia

DA REDAÇÃO

| Edição de 20 de outubro de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Após quase três anos de funcionamento o Ambulatório de Especialidades Dermatológicas – Residência Médica- da Autarquia Municipal de Apucarana (AMS) recebeu anteontem (18) o credenciamento da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). “Trata-se de um reconhecimento tanto da qualidade do atendimento prestado na rede pública de saúde nesta área da medicina como na formação dos médicos residentes na especialidade dermatológica. É a prova de que o nosso curso de residência ministrado no ambulatório é extremamente qualificado”, afirma o prefeito Junior da Femac. 

De acordo com a coordenadora do Programa de Residência Médica em Dermatologia da Autarquia de Saúde, Lígia Márcia Mário Martin, o credenciamento coroa quase três anos de muito trabalho e esforço. “Subimos um degrau muito importante. Agora nossos residentes têm o título de especialidade pela Sociedade Brasileira de Dermatologia”, explica Lígia, lembrando que a Residência em Dermatologia da AMS foi a única que recebeu credenciamento da SBD neste ano no Brasil.
De acordo com Lígia, o programa de residência de Apucarana é a quarto do estado a obter o credenciamento da SBD, ao lado de Curitiba, Londrina e Cascavel. “O credenciamento é um certificado que estamos fazendo um serviço de excelência. É como receber um selo de qualidade”, avalia Lígia, destacando que só foi possível conseguir este mérito porque a Autarquia de Saúde e a prefeitura deram as condições necessárias. “Fomos atendidos em tudo que pedimos”, afirmou Lígia.
A Residência Médica em Dermatologia iniciou em março de 2018 e um ano depois, em março de 2019, foi inaugurado o novo ambulatório dotado de quatro consultórios médicos e equipamentos de última geração.
Entre 2019 e 2020 o Ambulatório de Especialidades Dermatológicas realizou mais de 8 mil consultas, 1.258 sessões de fototerapia, 1.534 pequenas cirurgias e 585 outros procedimentos. A equipe é formada por 6 residentes, 5 dermatologistas, um cirurgião plástico, um cirurgião oncológico, um patologista e um micologista, uma enfermeira e duas auxiliares de enfermagem.