CIDADES

min de leitura - #

Revitalização da Rua Pavão já tem trechos liberados em Arapongas

ALINE ANDRADE

| Edição de 19 de setembro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Iniciadas em outubro de 2018, as obras de revitalização da Rua Pavão e canalização do Ribeirão Bandeirantes em Arapongas estão praticamente concluídas. Alguns trechos, incluindo as novas rotatórias construídas na via, já estão liberados para o tráfego. De acordo com a secretaria de Obras do município, o trabalho totalmente finalizado deve ser entregue no próximo mês. 

Orçado em mais de R$ 3 milhões, o projeto de revitalização inclui o recape de 34 mil metros quadrados, que iniciam na Rua Guaratinga e seguem até a Rua Perdizes, com extensão de 3,2 km e a e canalização do Ribeirão Bandeirantes Norte que já está funcionando. “O rio já está passando pela aduela, falta agora um trabalho de reaterro para concluir essa parte da obra da aduela e liberar este último trecho da rua que leva até a Perdizes, no centro da cidade”, explicou o vice-prefeito e secretário de Obras Jair Milani. 
De acordo com Milani, parte do recape asfáltico, calçamento para pedestres, sinalização incluindo faixa para ciclovia e arborização, já estão praticamente concluídos. As rotatórias construídas nas ruas Pavãozinho-do-Pará, com acesso à Avenida Sanhaço Rei, a da Rua Jurutau e outra no Jardim Portal das Flores já estão prontas e o trânsito está liberado no local. 
“São duas pistas nos dois sentidos para facilitar a vida dos motoristas. As rotatórias vão disciplinar o trânsito e o fluxo ali deve melhorar bastante”, garante Milani. 
O comerciante Jair Gomes trabalha na região há 29 anos. Ele afirma que a obra era extremamente necessária para melhorar o acesso aos bairros e centro da cidade no local. “Durante o período da obra foi difícil, até caiu bastante o movimento aqui, mas piorou um tempo para melhorar agora né? Ficou tão bom que o pessoal já passa aqui abusando da velocidade”, conta. 
A babá Eunice Crisóstemo sempre cruza a região para visitar o pai e conta que agora consegue chegar mais depressa. “Antes eu tinha que dar uma volta enorme para chegar até o Santa Alice. Agora com a rotatória ficou muito melhor, chego bem mais rápido”, afirma. 
A auxiliar geral Silvana Aparecida Egídio trabalha na região e passa todos os dias na Rua Pavãozinho do Pará. Para ela, além de mais funcional, a obra tornou o local mais bonito. “Antes aqui era muito feio, agora com esses canteiros, com as árvores, ficou com outra vista e mais fácil para andar também”, garante.