CIDADES

min de leitura - #

Richa autoriza desapropriações do Contorno de Arapongas

Renan Vallim

| Edição de 18 de janeiro de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O prefeito de Arapongas, Sergio Onofre (PSC), esteve reunido anteontem com o governador, Beto Richa (PSDB), no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Na pauta do encontro foi discutida a construção do Contorno Leste de Arapongas, que teve o projeto finalizado nos últimos meses. De acordo com o prefeito, o governador se comprometeu a, na próxima semana, assinar um decreto autorizando a concessionária responsável pelo trecho a iniciar a desapropriação das áreas por onde o desvio passará.

Imagem ilustrativa da imagem Richa autoriza desapropriações do Contorno de Arapongas

“É muito importante esta nossa parceria junto ao Governo do Estado. Essa obra, assim como todas as outras, trará benefícios à toda a população. Desde o início do mandato, estamos trabalhando incansavelmente para que Arapongas continue a progredir, contando sempre com grandes apoios, como o do Governo do Estado”, disse o prefeito.
A construção da nova rodovia será feita pela concessionária Viapar, que possui a responsabilidade de administrar o trecho. A obra, prevista no contrato de concessão, teve o projeto final encerrado recentemente, sendo aprovado pelo Departamento de Estradas e Rodagem do Paraná (DER-PR). Agora, a próxima etapa é a desapropriação dos terrenos por onde a pista irá passar.
“Só com o decreto do governador é que a Viapar vai poder iniciar as negociações para a desapropriação das terras junto aos seus proprietários. Este decreto deve ser assinado já na próxima semana e, finalizadas as desapropriações, a concessionária já poderá iniciar a obra. A empresa que agilizar o máximo possível este processo e iniciar a construção já neste primeiro semestre de 2018”, afirmou o prefeito.
A obra é orçada em R$ 120 milhões e será custeada pela própria concessionária. A pista deverá ter 10,4 quilômetros de extensão, com cinco interligações rodoviárias: duas interligações com o atual trajeto da BR-369, que marcam o início e o fim do novo trecho, além de três interligações ao longo da nova pista, que servirão como novas entradas da cidade, nas ruas Pica-Pau Vermelho, Buriti do Campo e Siriema.
O início da pista será no quilômetro 189 mais 600 metros da BR-369, que fica a cerca de 1,2 quilômetro do marco do Trópico de Capricórnio, em direção ao centro da cidade. Já o fim dela fica no quilômetro 179 mais 900 metros, que fica 350 metros antes do pavilhão da Expoara.
“Esta é uma obra muito aguardada pela população, porque irá retirar do centro da cidade todo aquele tráfego de caminhões da Avenida Maracanã. Vai facilitar muito a vida de quem tem que cruzar a avenida, trazendo mais fluidez e segurança para o trânsito”, ressalta o prefeito.
Participaram também da reunião os deputados estaduais Ratinho Jr. (PSC) e Pedro Lupion (DEM), além do diretor-geral do DER-PR, Nelson Leal e representantes do deputado Tiago Amaral (PSB).

PARQUE
Durante o encontro, o prefeito Sérgio Onofre garantiu mais R$ 500 mil do governo do estado para reforma do Parque dos Pássaros. Segundo o prefeito, a prefeitura vai entrar com uma contrapartida de 10% do valor do recurso. “Para receber o recurso, temos que elaborar o projeto, o que será feito até fevereiro”, anuncia o prefeito.
Localizado na área central da cidade, o Parque dos Pássaros é um dos principais cartões postais da cidade.
No ano passado, a prefeitura já iniciou algumas melhorias no local, com implantação de câmeras de segurança e oferta de sinal de internet gratuito.