CIDADES

min de leitura - #

Robótica vira disciplina na rede municipal de Arapongas

RENAN VALLIM APUCARANA

| Edição de 21 de fevereiro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Bem avaliado dentro da Secretaria Municipal de Educação, o projeto que ensina robótica a alunos de Arapongas passa a ter status de disciplina a partir deste ano. A medida afeta quase 6 mil alunos do 1º ao 5º ano das 24 escolas municipais. Iniciado no ano passado, o projeto era desenvolvido nas aulas de Ciências.

A robótica educacional foi implantada no currículo da rede municipal de ensino em maio de 2018. Além de trazer as inovações tecnológicas exigidas na educação moderna, também vem cumprindo sua finalidade de melhorar os índices de desenvolvimento dos alunos.
Diretora de ensino da Secretaria Municipal de Educação, Luciana Gutierris enumera as vantagens do ensino da robótica nas escolas. “Os alunos têm ganhos em diversas áreas, como habilidades cognitivas, coordenação motora e lógica, além de aprenderem a trabalhar em equipe. Por ser um conteúdo interdisciplinar, também são trabalhados conceitos de outras matérias, como Português, Matemática, Ciências, entre outras”.
Com o status de disciplina, o ensino da robótica terá professores específicos e dedicados, com aulas duas vezes por semana. Como as outras disciplinas, os alunos terão avaliações trimestrais, com os boletins de 1º e 2º ano adotando critério de conceitos de aprendizagem e os de 3º ao 5º ano, notas práticas e escrita.
“Cada ano tem um conteúdo próprio, criado especificamente para cada idade. Com isso, trabalhamos a robótica de maneira a respeitar o desenvolvimento natural das crianças, com um nível gradativo de complexidade”, explica Luciana.
Atualmente cerca de 40 professores atuam no projeto de Robótica, passando por capacitações periódicas com conteúdo prático e teórico, sendo a última delas ocorrida durante a Semana Pedagógica.
O material pedagógico é constituído por kits para professores, compostos de roteiro de aulas e sugestões de montagens e trabalhos manuais. Já os kits para alunos contêm material para anotação das atividades e guias de montagem de projetos, com apresentação das etapas para composição de mecanismos robóticos. (COM ASSESSORIA)