CIDADES

min de leitura - #

São Pedro do Ivaí cria força-tarefa para eliminar focos de escorpiões

Da redação

| Edição de 11 de dezembro de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A prefeitura de São Pedro do Ivaí lançou uma força-tarefa para eliminar focos de escorpiões. Desde o início do ano, agentes de endemias do município enviaram à 16ª Regional de Saúde, em Apucarana, para serem identificados vinte e nove escorpiões.

Para reduzir a infestação e os riscos de acidente, que tendem a crescer no verão, a Secretaria de Saúde vem atuando com diversas atividades preventivas.
Em outubro, os agentes foram capacitados para realizar um inquérito da distribuição dos escorpiões no município, que já está sendo executado.Na semana passada, os servidores  que atuam no Distrito Marisa se reuniram com o supervisor e o coordenador de endemias de São Pedro do Ivaí para tratar dos inquéritos.
‘O objetivo é mapear as áreas de risco do município e, com isso, planejar as ações para combater a infestação e até eliminar os focos’, disse o prefeito José Isalberti (PTB).
De acordo com a secretaria de saúde, os escorpiões costumam ficar abrigados em frestas de parede, embaixo de caixas, papelões, pilhas de tijolos, telhas, madeiras, em fendas ou rachaduras do solo. ‘Pedimos à população que siga as orientações dos panfletos que estamos distribuindo, com dicas de como manter a casa livre dos escorpiões e quais são os primeiros socorros em caso de acidentes”, explicou a secretária de saúde, Simone Tavares.
Caso encontre um escorpião, entre em contato com o Controle de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, pelos telefones: (43) 3451-1346 / 3451-1848.