CIDADES

min de leitura - #

Secretaria cobra uso racional de herbicidas em Apucarana

Da redação

| Edição de 14 de setembro de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Secretaria da Agricultura da Prefeitura de Apucarana reforçou nesta semana um alerta aos produtores rurais sobre o adequado uso dos defensivos agrícolas, sobretudo em decorrência da expansão do Programa Terra Forte, que vem promovendo a diversificação das pequenas propriedades rurais com a introdução da fruticultura. “Todos os anos reforçamos essa cobrança, em especial nos meses de setembro, que é o período de maior uso de agrotóxicos”, relata José Luiz Porto, secretário municipal da pasta. O alerta tem com foco especial às áreas vizinhas às que aderiram ao “Terra Forte”. “O uso incorreto destes produtos, principalmente o 2.4-D, causam prejuízos ao cultivo de frutas e também de hortaliças, podendo comprometer toda a produção”, explica Porto.

Dependendo da topografia da propriedade, da velocidade do vento, do tipo de bico de aplicação, o agrotóxico aplicado inadequadamente pode se expandir a até cinco quilômetros, causando prejuízos a terceiros. “A orientação é para que antes de aplicar o herbicida, o produtor verifique em seu entorno a existência dessas culturas: frutas e hortaliças, bem como café e flores. Caso haja vizinhos com estas atividades, o produtor rural deve procurar a sua assistência técnica para adotar a tecnologia de aplicação adequada e antideriva”, alertou o secretário. Em caso de prejuízos, os responsáveis devem ficar cientes de que podem sofrer com ações na Justiça por parte do produtor prejudicado.
Criado em maio de 2014 pelo prefeito Beto Preto, como forma de estimular a fruticultura como alternativa de renda para a agricultura familiar e, ao mesmo tempo, enriquecer a alimentação escolar com produtos naturais, o Programa Terra Forte vem sendo apontado como um dos melhores programas de gestão pública do Brasil no que tange a busca da melhora da qualidade de vida da população rural. “A contrapartida dos agricultores integrantes do programa – pelos insumos, mudas e assistência técnica recebidos – é paga com uma parte da sua produção em frutas, que são automaticamente destinadas à merenda escolar”, conclui o prefeito.