CIDADES

min de leitura - #

Secretaria da Saúde terá programas de residência médica

Agência Estadual de Notícias

| Edição de 18 de janeiro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Ministério da Educação aprovou dois programas de Residência no âmbito da Secretaria de Estado da Saúde. Uma Residência em Enfermagem Obstétrica no Hospital do Trabalhador (HT) e um Programa Multiprofissional em Saúde Mental.

A especialização para enfermagem, com cinco vagas, será a primeira no Brasil a oferecer formação conjunta com médicos obstetras, criando equipes que se completam.
O programa de Saúde Mental foi autorizado pela Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde. As sete vagas se destinam a profissionais de enfermagem (2), psicologia (2), terapia ocupacional (1), farmácia (1) e serviço social (1). Esta residência será desenvolvida nas estruturas próprias da Secretaria da Saúde e do município de Pinhais, parceiro neste programa.
Os dois programas são cursos de pós-graduação na modalidade residência, de ensino em serviço. Terão duração de dois anos e carga horária de 60 horas semanais em atividades práticas, teóricas e teórico-práticas. O edital será divulgado na próxima semana, marcando o início das inscrições.
O diretor-geral do Hospital do Trabalhador, Geci Labres de Souza Júnior, disse que a ideia é que o médico construa verdadeira parceria com a enfermagem e esta se sinta protegida pelo médico na divisão das responsabilidades. “Estamos criando uma residência humanizada, que divide e não esconde o conhecimento”, afirmou.