CIDADES

min de leitura - #

Segurança de Arapongas prioriza investimento em tecnologia

DA REDAÇÃO

| Edição de 19 de fevereiro de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A transformação da 7ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) em um Batalhão Independente, instalação de uma Escola de Formação de Soldados no Corpo de Bombeiros e sedes próprias para a Guarda Municipal de Arapongas (GMA), Delegacia da Mulher e 22ª Subdivisão Policial. Essas são as principais metas do Plano Municipal de Segurança Pública de Arapongas para este ano. As diretrizes foram apresentadas ontem, junto com balanço estatístico.

Desde 2017, é esse plano que estabelece as diretrizes da segurança e planejamento estratégico através da ampliação dos serviços integrados entre Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Conselho Comunitário de Segurança e parcerias entre outras forças e poder judiciário.
“Nosso Plano de Segurança, modelo para outras cidades, para nós é uma cartilha. Temos tido a comunidade mais próxima e sucessivas quedas nos índices de criminalidade desde a sua implantação. E o que buscamos, cada vez mais, é a diminuição desses números”, disse o secretário de Segurança, Paulo Argati.
A tecnologia, aliada à segurança, também foi um dos destaques no novo Plano de Segurança. “Investir na tecnologia tem sido um caminho para bons resultados. Temos como exemplos mais recentes o funcionamento do sistema de videomonitoramento na Estação Cultural Milene, realizado com 16 câmeras. Lembramos também a aquisição de um drone, modelo Mavic Zoom 2. Tudo isso vem para reforço nas ações da segurança pública, bem como para apoio em serviços das demais secretarias e contratação de empresa para a utilização do Talonário Eletrônico”, complementou Argati. 
O prefeito Sérgio Onofre reforçou a busca por novos projetos. “Vemos que esse princípio, de unir a segurança com a tecnologia em outras cidades do Paraná, tem dado certo. Há bons projetos sendo operacionalizados em Curitiba e região metropolitana que estamos estudando para adaptar em Arapongas, voltados para videomonitoramento, agregando bairros, centro, comércio, indústrias etc, em uma atuação integrada”, afirmou o prefeito. 
Outro investimento destaque para a área da segurança é a ordem de serviço para a construção do Centro de Detenção Provisória (CDP). A obra deve ser lançada pelo governador Ratinho Júnior no próximo mês.