CIDADES

min de leitura - #

Semana do Alimento Orgânico será aberta amanhã em Ivaiporã

Da Redação

| Edição de 26 de maio de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Será aberta amanhã e segue até sexta-feira, em Ivaiporã, a Semana do Alimento Orgânico. O evento organizado pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR) e Instituto Emater faz parte da campanha nacional “Produto Orgânico – melhor para a vida” que é coordenada pelo Ministério da Agricultura em parceria com os ministérios da Saúde; Meio Ambiente; da Educação; Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação, entre outras organizações governamentais e não governamentais.

Conforme o engenheiro agrônomo Paulo Henrique Lizarelli, coordenador estadual de agroecologia do Instituto Emater, o evento regional tem por objetivo a promoção do produto orgânico e a conscientização dos consumidores sobre os princípios agroecológicos que regem a produção orgânica. 
“É um evento que a comunidade irá conhecer e tirar dúvidas sobre o alimento orgânico, mas também vai incentivar a colaboração que o consumidor dá quando compra um produto orgânico do agricultor familiar. Muitas vezes você viabiliza uma família se tiver um grupo de pessoas comprando esses alimentos”, enfatiza Lizarell.
O evento, que é aberto ao público, será aberto amanhã, às 19h20, na biblioteca do campus do IFPR de Ivaiporã. Nos dois primeiros dias, o evento traz um ciclo de palestras. Na quarta-feira, a programação envolve um cine debate. Na quinta-feira, também no campus do IFPR, acontece o 3º Encontro de Educação do Campo e o 2º Encontro de Educação Ambiental do Núcleo Regional de Educação de Ivaiporã, com a participação de professores e educadores de 14 municípios da regional. O evento que será durante o dia todo tem abertura programada para às 8 horas.
Fechando a Semana do Alimento Orgânico, na sexta-feira das 16 às 21 horas, no Parque Ambiental Jardim Botânico acontece a Feira dos Produtores Orgânicos, com degustação e comercialização de produtos, troca de sementes crioulas, apresentação de moda de viola, e divulgação dos cursos do campus do IFPR de Ivaiporã. 
“São produtos de agricultores familiares da região que já fornecem para um grupo de consumidores de Ivaiporã que recebem sacolas semanais através de um grupo WhatsApp. Neste grupo tem até uma cooperativa de agricultores familiares de Cândido de Abreu”, afirma. (IVAN MALDONADO)