CIDADES

min de leitura - #

Senac anuncia projeto ambiental para terreno no centro

Da redação

| Edição de 15 de agosto de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


Doze anos depois da doação, o terreno de 3 mil metros quadrados próximo a nascente do Rio Pirapó vai ganhar um projeto de manejo. O terreno, localizado na Rua Clotário Portugal, em frente a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Apucarana, será revitalizado pelo Serviço Nacional do Comércio (Senac), que vai investir R$ 1 milhão na área e em um terreno no entorno de sua sede na região do Parque Jaboti. 
O anúncio foi feito ontem, em Curitiba, após reunião entre o prefeito Beto Preto (PSD) e o vice-prefeito Junior da Femac participaram com o diretor Regional do Senac Paraná, Vitor Monastier e o diretor financeiro, Edmundo Knaut. 
O projeto está em fase final de aprovação e já tem aval das autoridades ambientais, permitindo a ocupação pública do espaço, hoje em degradação. 
O terreno na Clotário Portugal abrigou por anos a tradicional Casa de Portugal e, em 2006, foi doada ao Senac pela colônia portuguesa de Apucarana para edificação do novo prédio da entidade.  
O projeto, entretanto, acabou sendo abandonado após recomendações do Ministério Público. Por estar nas proximidades da nascente do Rio Pirapó, a legislação ambiental não permitiu a obra, que foi executada posteriormente em terreno de 11,3 mil metros quadrados doado pela Prefeitura de Apucarana nas imediações do Parque Municipal Jaboti. 
De acordo com o prefeito Beto Preto (PSD), o projeto elaborado pelo Senac vai possibilitar um manejo ambiental correto do terreno e ainda permitir a utilização pública por parte da população. “Serão investidos cerca de R$ 1 milhão para revitalização da área junto à nascente do Rio Pirapó, e da área próxima ao Jaboti”, informou o prefeito. 
Segundo o secretário Municipal de Meio Ambiente, Sérgio Bobig, o projeto aprovado junto ao município, Promotoria Pública do Meio Ambiente e Instituto Ambiental do Paraná (IAP), prevê a construção de uma pista de caminhada em CBUQ (concreto betuminoso usinado a quente) com bancos de concreto ao redor, Academia ao Ar Livre (AAL), calçadas em paver, plantio de grama esmeralda, cercamento com gradil metálico e recomposição ambiental com espécies nativas. “Aos fundos do terreno haverá também muro em alvenaria”, citou Bobig. 
O Senac também trabalha na elaboração de outro projeto que possibilite a ocupação ambiental adequada da área no entorno da sua sede, na Rua Gastão Vidigal, junto ao Parque dos 70 anos e próximo ao Jaboti. “Os trabalhos estão em andamento e ainda dependem de ajustes, contudo, já estamos fomentando a iniciativa junto aos órgãos competentes”, confirmou a gerente executiva do Senac Apucarana, Ana Maria Furlaneto Pacheco.