CIDADES

min de leitura - #

Sestran terá seis equipes para fiscalizar lockdown e toque de recolher

DA REDAÇÃO

| Edição de 31 de julho de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Começa hoje, às 22 horas, o toque de recolher e lockdown em Arapongas. A partir deste horário, as forças de segurança estarão realizando patrulhamentos no centro e bairros, visando o cumprimento da determinação. Com o novo decreto publicado pelo prefeito Sergio Onofre anteontem, deverá acontecer o fechamento total das atividades comerciais, religiosas e de prestação de serviços neste final de semana, dias 01 e 02 de agosto. A circulação de pessoas não autorizadas nas ruas depois deste horário, também fica proibida. A ação pretende desacelerar a propagação da Covid-19 no município.  

De acordo com o secretário de Segurança e Trânsito de Arapongas Paulo Sergio Argati, 6 equipes de policiais militares e guardas municipais estarão nas ruas se revezando para fiscalizar o cumprimento do decreto. “Serão aproximadamente 20 agentes entre PMs e GMs que estarão nas ruas com o objetivo de fiscalizar o fechamento dos estabelecimentos que estarão proibidos de funcionar durante o fim de semana. Nosso objetivo não é multar nem prender ninguém, mas orientar a população a respeito da importância do isolamento social. Se necessário, estaremos notificando comércios que descumprirem a medida”, afirmou. 
O decreto prevê que apenas pessoas que trabalham em serviços essenciais, como área da saúde, alimentação e indústrias, poderão circular pela cidade após as 22h. “Estaremos abordando e realizando orientações e só poderão circular pessoas mediante justificativa”, explicou o secretário. Ontem, a prefeitura permitiu, em novo decreto, sistema delivery.
Representantes de todos os segmentos atingidos pela medida se reuniram com o prefeito e foram ouvidos antes da publicação do decreto. Por essa razão, Argati acredita que as medidas deverão ser acatadas sem maiores problemas. “Esperamos que não haja descumprimento deste decreto já os comerciantes estão bem conscientes a respeito da situação do município. A  população precisa se conscientizar e colaborar com o poder público”, finalizou. (ALINE ANDRADE)