CIDADES

min de leitura - #

Setor de serviços dá sinais de recuperação em Apucarana

DA REDAÇÃO

| Edição de 20 de outubro de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O setor de serviços está mantendo bom desempenho em Apucarana. Com o avanço da vacinação, liberação de eventos e funcionamento de bares, a procura de clientes por serviços prestados em salões de beleza, estúdios de fotos e outros segmentos vem crescendo e as atividades dão sinais de recuperação. 

A maquiadora Geisianne Rizo afirma que os atendimentos voltaram. Porém, o ritmo ainda não é o mesmo de antes da pandemia. “A gente sente que aos poucos os atendimentos estão normalizando. Melhorou sim. No entanto, o nosso setor foi muito prejudicado. Fomos os primeiros a parar e os últimos a voltar como era antes”, comenta.
Assim como a maquiadora, o fotógrafo Paulo Henrique Cardoso, de Apucarana, também viu os atendimentos caírem no começo da pandemia e agora, com a vacinação e a volta dos eventos, os orçamentos aumentaram significativamente.
“Voltou cerca de 80% dos pedidos de orçamentos. No começo foi difícil, pois trabalho com festas de casamentos e aniversários. Precisei me reinventar também. Abri uma agência de publicidade, uma empresa de mineração de criptomoedas, e uma empresa de venda e instalação de painel solar”, conta.
A empresária Meirielen Rigon, de Apucarana, do ramo de doces, diz que o setor vem melhorando aos poucos e se recuperando. “Ainda está melhorando aos poucos. Com a alta no preço dos produtos, as pessoas ainda estão com medo de fazer festas tão grandes. Porém, acredito que vai melhorar ainda mais”, comenta.
E com o volume de serviços crescendo, aumenta a necessidade de contratação de mão de obra. Só neste ano Apucarana contratou 437 trabalhadores com carteira assinada no setor de serviços, o terceiro maior gerador de empregos formais no município atrás da indústria (1.276) e do comércio (613), segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). No mesmo período do ano passado o ramo de atividade perdeu 184 postos de trabalho. O último Caged aponta que em agosto deste ano 74 funcionários foram admitidos no município . No geral, 9.116 trabalhadores formais estão ativos nesta área de atividade em Apucarana.