CIDADES

min de leitura - #

Sistema de planejamento em segurança é referência nacional

Agência Estadual de Notícias

| Edição de 23 de setembro de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O aplicativo CAPEGEO da Coordenadoria de Análise e Planejamento Estratégico (Cape) da Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná foi considerado um dos 20 casos de sucesso no país durante o EU ESRI, maior evento on-line de transformação digital na área de geoprocessamento do Brasil. O sistema auxilia na análise geocriminal e suas relações topológicas como o crime em relação ao ambiente ou ao território.

Segundo o coordenador da Cape, capitão Rodrigo Perim de Lima, a ferramenta foi produzida pela equipe de analistas do próprio setor. “O sistema permite identificar, de forma mais fácil e rápida, os pontos de maior indecências de crimes, como também identificar os padrões da dinâmica criminal como por exemplo o dia e hora que mais acontecem, para, a partir daí, poder-se qualificar o planejamento de segurança pública”, afirmou.
Perim ressaltou que todos os policiais do Estado podem acompanhar as informações, com delay de apenas um dia. “Ele é atualizado diariamente pelo próprio sistema do Boletim de Ocorrências Unificado e com o maior número de informações possíveis. Temos também várias ferramentas de consulta. Se ocorre um crime e o suspeito tem uma tatuagem específica, por exemplo, podemos buscar, através do sistema, em quais regiões temos boletins de ocorrência com suspeitos com a característica para ver onde é o provável local de atuação do criminoso”, conclui. 
O EU ESRI é o maior evento de geoprocessamento. Com transmissão, online, ele foi acompanhado por mais de duas mil pessoas. Participaram do encontro representantes do país inteiro, que inscreveram seus projetos.