CIDADES

min de leitura - #

Sobe para 36 número de casos confirmados de Covid-19 no PR

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS CURITIBAS

| Edição de 21 de março de 2020 | Atualizado em 20 de março de 2020

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Secretaria de Estado da Saúde confirma mais 13 casos de coronavírus no Paraná, de acordo com boletim divulgado ontem. São dez de Curitiba, dois de Londrina, na região Norte, e um de Guaíra, no Oeste do Estado. O novo boletim aponta 36 casos confirmados, 137 descartados e 202 casos suspeitos, totalizando 375 notificações.

As confirmações são de oito mulheres e cinco homens com idades entre 25 e 59 anos. Destes, nove foram testados por laboratórios particulares e quatro pelo Laboratório Central do Estado (Lacen).
Outros seis casos de Curitiba possivelmente serão confirmados. Os pacientes fizeram os testes em laboratórios privados, ainda não habilitados pelo Lacen.
Atualmente, o Paraná possui 36 casos confirmados da doença. Cinco estão em isolamento hospitalar e os demais em isolamento domiciliar.
O boletim também mostra o avanço de casos suspeitos em todas as regiões do Estado. Os municípios de Colombo, Clevelândia, Coronel Domingos Soares, Honório Serpa, Mangueirinha, Pato Branco, Conselheiro Mairinck, Jacarezinho, Japira, Tomazina, Assis Chateaubriand e Ivaiporã ainda não haviam registrado notificações de suspeitas da doença e constam no novo boletim.
Segundo a secretaria estadual, o sistema do Ministério da Saúde utilizado para atualização de casos segue instável durante essa semana. Sem acesso ao sistema, a Sesa não tem como informar e notificar novos casos, tampouco analisar e indicar em quais municípios estão localizados os novos suspeitos. Em razão disso, dados divulgados pelo Ministério da Saúde e por secretarias municipais podem ser divergentes. 

Municípios da região monitoram 9 pacientes
Na região, o boletim da Sesa aponta para oito casos suspeitos distribuídos pelos municípios de Apucarana, Arapongas, Faxinal e Ivaiporã, com dois casos cada. Na contabilização dos municípios, entretanto, o número de casos em monitoramento chega a 9.
Isso porque dos dois casos de Arapongas, um foi descartado ontem. Trata-se de um paciente de 70 anos, com histórico de doenças crônicas que esteve em contato com familiares que estiveram recentemente em viagem aos Estados Unidos (EUA). O município ainda espera resultados de exames de um homem de 57 anos que participo de uma festa com convidados de outros estados.
Em Ivaiporã, o Departamento de Saúde monitora quatro pacientes. Segundo o secretário de Saúde Claudinei Carvalho Martins, são duas mulheres na faixa de 50 anos que retornaram recentemente de uma viagem à Europa. Elas apresentaram alguns sintomas e tiveram material colhido para exame. Ambas estão em isolamento. 
Dois outros pacientes, um homem e uma mulher, também estão sendo monitorados. Eles foram atendidos na rede de saúde do município e tiveram contato com um trabalhador do porto de Paranaguá. Não foi considerada necessidade de exame em um primeiro momento, mas ambos estão em isolamento. 
“O que estamos reforçando para população é que em caso de sintomas procurem atendimento nas UBSs e não no Hospital Municipal. Todas as unidades têm médicos e enfermeiros preparados para atender os pacientes”, comenta. (ADRIANA SAVICKI)