CIDADES

min de leitura - #

Surto em aldeia soma 143 infectados por coronavírus

DA REDAÇÃO

| Edição de 23 de outubro de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Secretaria de Saúde de Manoel Ribas confirmou ontem 22 novos casos de coronavírus, todos diagnosticados em pacientes indígenas da reserva kaingang Ivaí, que enfrenta um surto da doença. Segundo o setor de Epidemiologia do município, em 23 dias, 143 indígenas foram infectados. Outros cinquenta pacientes suspeitos aguardam resultados de exames. 

Quatro  moradores da aldeia estão internados em Ivaiporã, incluindo um idoso de 84 anos em estado grave na UTI.  Os indígenas já representam mais da metade do total de diagnósticos confirmados de todo município, que tem 13,5 mil habitantes e soma 262 casos desde o início da pandemia, em março. 
Segundo o enfermeiro responsável pelo setor de Epidemiologia do município, Claudinei Batista de Jesus, a evolução da pandemia na aldeia está sendo acompanhada pela Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), órgão vinculado ao Ministério da Saúde com apoio da prefeitura. “A situação é muito preocupante e o surto está longe de ser contido”, comenta. 
Cerca de 1,8 mil pessoas moram na reserva, localizada a cerca de 5 km da sede do município. Os servidores da prefeitura estão prestando apoio na coleta de material de exames, além de ações de orientação junto aos indígenas e distribuição de EPIs.
 Claudinei destaca que o modo como os indígenas vivem os tornam mais vulneráveis ao contágio. “Apesar da área da reserva ser relativamente grande, por uma questão cultural, as casas são todas muitas próximas e várias famílias compartilham o mesmo imóvel. Eles estão totalmente vulneráveis”, comenta.   

REGIÃO
Ontem, 58 novos casos de coronavírus foram registrados em sete municípios da região. Em Apucarana, seis casos foram registrados. Já em Arapongas 15 novos casos foram confirmados. (ADRIANA SAVICKI)