CIDADES

min de leitura - #

Tarifa de água e esgoto terá reajuste de 12,13%

Da redação

| Edição de 17 de abril de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

As tarifas de água e esgoto praticadas pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) ficarão 12,13% mais caras. O índice de reajuste foi homologado anteontem, em reunião extraordinária da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Infraestrutura do Paraná (Agepar).
No ano passado, o reajuste tinha ficado em 5,12%. O pedido de correção deste ano foi encaminhado à Agepar em março e a Sanepar tem 30 dias, a partir da publicação da homologação, para aplicar o índice. A publicação deve sair em Diário Oficial para contagem do prazo. Na edição de ontem, a homologação não havia sido publicada.
O reajuste deste ano está bem acima da inflação. De acordo com o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação oficial do país de maio de 2018 a abril de 2019 foi de 4,3%.
Em nota, a empresa informou que o reajuste relativo a 2019 ficou no percentual correspondente à inflação.  O índice restante de 8,38% que compõe o aumento se refere à terceira parcela do reajuste escalonado, aprovado em 2017. 
Na época, a Agepar chegou a definir aumento de mais de 25% para tarifa de água e esgoto, escalonado em oito anos. A justificativa era a defasagem provocada pelo congelamento da tarifa de água, entre 2005 e 2010, durante a gestão de Roberto Requião (MDB). (EDITORIA DE ECONOMIA)